Oficina do Sabor promove festival de novos cardápios

Um dos restaurantes mais queridos de Olinda, por muitos considerado o melhor, o Oficina do Sabor dá início a uma maratona de festivais gastronômicos temáticos que começam neste mês de maio e segue até outubro, contando com um sorteio de um jantar inesquecível para quem solicitar o menu especial. Cada cardápio estará em cartaz pelo período de um mês, então, reserve alguns dias para conhecer um pouco dessas delícias preparadas pelo chef César Santos e guardar na memória, ou torcer para que algumas delas entre no menu fixo da casa!

Essa maratona foi batizada de “Sabores de Pernambuco“, e a primeira parada será nas nuances gastronômicas do coco! Isso mesmo que você leu, o festival “De tudo um coco”  (R$78,00) oferece pratos pautados por esse sabor tão presente em nossa memória afetiva. Para se ter uma ideia, o festival tem entradas como os discos de tapioca do Alto da Sé, recheados com coco fresco, aratu e camarão ao molho de coco, acompanhado de um molho especial (também conhecida como receita infalível e secreta do chef). Outra é a Linguiça Embananada, composto de linguiças caseiras servidas com banana comprida frita na manteiga de garrafa e coentro, acompanhado de farofa de coco.

PANELINHA_DO_BOSQUE

A terceira opção de entrada é a Panelinha do Bosque. Essa simpática receita é composta da reunião de vários tipos de cogumelos salteados no óleo de coco e gratinados com uma farinha crocante de coco. Tudo isso é acompanhado por torradinhas de pão doce.

SUINO_AOS_ALTOS_COQUEIROS_OLINDA_01

Como prato principal, uma boa pedida é o Suíno aos Altos Coqueiros de Olinda. Trata-se de um filé de carne de porco ao molho de coco, abacaxi e semente de coentro, que também está presente no arroz, acompanhado de batata doce rasgada e frita. O molho de coco possui uma textura leve e surpreende por dois fatores: Traz a refrescância do abacaxi com a crocância das sementes de coentro, resultado num agridoce viciante, que faz você procurar um pãozinho para raspar no final.

SUINO_AOS_ALTOS_COQUEIROS_OLINDA

Os outros pratos principais desse menu encontram-se nas figuras do Camarão e do bacalhau, preferências nacionais quando o assunto são receitas que vêm do mar. O primeiro é o Camarão aos Coqueiros de Pernambuco, que além do molho de coco, acompanha purê de grão de bico e bolinhos de arroz frito empanado no coco. O segundo é o Bacalhau Encrostado no Coco, composto de lombo de bacalhau grelhado envolto na Mousseline de Coco e crostas de farofa de coco,acompanhado de um gratinado de batata e queijo.

CAMARAO_AOS_COQUEIROS_DE_OLINDA

Pensam que acabou? Ainda tem espaço para as sobremesas! Pequenas porções de Pudim de Coco, Cocada Mole, Sorvete de Coco e Maria Mole são servidos para fechar com chave de ouro. Ou de coco, o que você preferir.

PUDIM_COCO

Diante de tanta criatividade, a gente compreende melhor o porquê do Oficina do Sabor e seu chef terem alcançado o patamar onde se encontram hoje. Confesso que um restaurante desse porte nunca fez parte da minha lista de lugares que eu me permitia visitar com frequência, mas nem por isso desmereci o talento e a luta diária de quem se dispõe a criar receitas e administrar um estabelecimento frequentado por paladares exigentes. Ao provar dos pratos da Oficina do Sabor, devo dizer que eles valem cada centavo.

Chegamos a um ponto importantíssimo do festival: o preço. Justamente por todo o esmero e compromisso com a qualidade, estabelecimentos como o Oficina do Sabor cobram de acordo com o serviço excelente a que se propõem. Mas diante de uma forte concorrência e um cenário econômico instável, o momento pede soluções criativas. E é aí que se encontra a minha satisfação com o festival “Sabores de Pernambuco”: O preço cobrado está mais acessível do que a média dos restaurantes desse porte, permitindo que pessoas que não conheciam o local possam saborear o melhor da gastronomia pernambucana.

Um ponto importante é a parceria com fornecedores, que unirão o prestígio e a credibilidade de suas marcas às novas receitas de Cesar. Esse acordo permite baratear os custos, possibilitando a promoção saborosa em todos os aspectos, principalmente no que se refere ao bolso do cliente. Quem apostou no talento do chef para este primeiro festival foi a consagrada Sococo.

Querem mais? Quem pedir o menu especial concorrerá a um jantar para até seis pessoas, preparado NA SUA PRÓPRIA RESIDÊNCIA pelo chef César Santos! É ou não é uma ideia que merece Caps Lock?

SONY DSC

Então, se segurem, por que em junho, a estrela será a carne de porco. Em julho, o menu se rende às receitas à base de lagosta. O bacalhau recebe os holofotes de agosto, abrindo espaço para pratos feitos com cerveja (isso mesmo, você não leu errado) em setembro, finalizando as delícias à base de ostra em outubro.

 

oficina_do_sabor_02

O Oficina do Sabor está aberto de terça a sexta das 12h às 16h; sábado das 12h à 01h e aos domingos, das 12h às 17h – para jantar, a Oficina abre de terça a quinta das 18h à 0h e sexta-feira das 18h à 01h.

 

Restaurante Oficina do Sabor
Rua do Amparo, 335, Cidade Alta, Olinda
Informações: 3429-3331
Site: www.oficinadosabor.com.br

 

Leave your comment