Os cinco sentidos viram tema de roteiro gastronômico na Zona Norte

panelinhas3

Há cerca de um ano, cinco restaurantes se uniram com objetivo de criar uma associação que reunisse casas da zona Norte com objetivos comuns: excelência na gastronomia. Passado este tempo, o grupo se remodelou, ganhou novos integrantes, amadureceu e se reinventou num formato mais moderno e associativo. Batizado de Os Cinco Sentidos, o grupo já iniciou um trabalho de estruturação interna, focado em compras coletivas, troca de know-how, banco de profissionais comuns e cursos integrados. Negociam juntos e discutem formas de melhorar individualmente suas práticas, da mesma maneira que buscam o crescimento coletivo. Agora, os Cinco Sentidos lança sua nova marca, que tem como elemento central uma panela, símbolo escolhido pelo grupo para representar o amor pela gastronomia.

Para registrar o momento, de 24 de novembro a 18 de dezembro, foi idealizado um roteiro gastronômico que compreende as casas participantes: Nez Bistrô, Cucina De`Carli, La Pecora Nera, Buca Trattoria, Dali Cocina e Oma Patisserie Bistrô. Para o festival, cada casa criou um menu com entrada, duas opções de principal e sobremesa (R$88), onde cada prato ressalta um dos sentidos humanos. Para harmoniza, vinhos Callia, da Zahil, também com preço fixo de R$78 a garrafa. Mas, além da experiência gastronômica, o comensal que optar pelo cardápio leva para casa uma panelinha de cerâmica criada pelo laboratório de design da Universidade Federal de Pernambuco, o Imaginário, e executada pela Cerâmica do Cabo. São seis cores diferentes, uma de cada casa, para colecionar. O circuito conta com o patrocínio dos vinhos Callia e da Vivix Spelia – a grife do espelho.

Usando todos os sentidos

Quando pensamos nos sentidos que são estimulados na hora de comer, inevitavelmente relacionamos com o paladar, o olfato e a visão. Mas, o momento da alimentação mexe com todos os sentidos. O tato é responsável pela percepção de temperatura e textura, enquanto a audição também pode ser estimulada num prato onde algum elemento tenha uma característica marcante de crocância. E, foi pensando desta forma que as seis casas do Cinco Sentidos criaram seus cardápios para este roteiro gastronômico.

No Nez Bistro e no Pécora Nera, ambos localizados na Praça de Casa Forte, as entradas foram dedicada ao tato. No Nez, o Baccalà Mantecato (Creme de bacalhau com coulis de pimentão vermelho e crocante da chef) foi pensado para ser comido com as mãos, assim como o Crostoni Bagnato (Brusqueta de rabanada trufada coberta com queijo Brie levemente maçaricado, servido com creme de nozes e cogumelos frescos salteados), criação do chef Thiago Vita, do Pecora. Já a audição foi o sentido escolhido pelo Dali Cocina para um dos seus pratos principais, o Mezclado de frutos do mar com feijões (polvo, lula e camarões com feijões verdes, mousseline de jerimum e crocante de macaxeira). O Cucina De´Carli também apostou neste sentido na criação de sua entrada, o Sformato de Funghi (finas fatias de funghi com ligeiro toque de vinho, polvilhadas com uma delicada mistura de fariofa de pão e ervas, acompanhada de cebolas coloridas e levemente adocicadas).

Para aguçar o paladar, o Oma preparou como opção de principal para o festival o Filé ao perfume de churrasco (Filé ao perfume de churrasco com legumes grelhados, acompanhado de risoto dourado e chimichurri fresco) e o Buca, para despertar o olfato, criou o Salmon Monte Cristo (Salmão grelhado com crosta de gergelim branco e negro com molho teriaky, acompanhado de risoto cremoso de alho poró). Para encher os olhos não faltam opções no circuito, como as sobremesas Bibelot (Nez), Zucotto Toscano (Cucina de´Carli) e Chocotorre (Buca).

Conheça as casas e seus cardápios
Buca Trattoria
Rua Santo Elias 350 – Espinheiro

ENTRADA: Para despertar o tato – Bolinho Tailandês (Porção de bolinhos de macaxeira, recheados com peito de frango desfiado com especiarias tailandesas, empanado em panko, acompanhado de molho especial.)
PRATOS PRINCIPAIS:Para despertar seu olfato – Salmon Monte Cristo (Salmão grelhado com crosta de gergelim branco e negro com molho teriyaki. Acompanha risoto cremoso de alho poró.) ou Para surpreender o paladar – Beef Ancho (Corte de ancho grelhado, com molho de vinho branco, mostarda dijon e missô, reduzidos em creme de leite fresco. Acompanha massa caseira na manteiga.)Sugestão de harmonização: Callia Malbec
SOBREMESA: Para comer com os olhos – Chocotorre (Torre composta de disco de chocolate cake, disco de sorvete de creme, disco de brownie fudge e disco de casquinha de chocolate recheada com calda suave de chocolate marfim, finalizada com farinha de Nutella.)
Situado numa charmosa casa no bairro do Espinheiro, onde antes funcionava o Boungustaio, o Buca possui um cardápio italiano, recheado de receitas da culinária tradicional. A casa possui uma produção artesanal de massas e molhos, além de servir carnes e frutos do mar. O restaurante funciona em dois andares, com ambiente intimista e decoração simples e elegante. Funciona no horário do jantar de terça a sábado e, aos domingos, abre para o almoço.

Cucina De´Carli
Rua Jader de Andrade 163 – Casa Forte

ENTRADA: Para provocar a audição – Sformato de Funghi (Finas fatias de funghi com ligeiro toque de vinho, polvilhada com uma delicada mistura de farofa de pão e ervas, acompanhada de cebolas coloridas e levemente adocicadas.)
PRATOS PRINCIPAIS: Para revelar aromas fascinantes – Filé a Marche (Delicadas fatias de mignon ao molho de vinho, guarnecidas com risoto ao gorgonzola com toque de pera glaceada).Sugestão de harmonização: Callia Malbec ou Para arrebatar o seu paladar – Camarão à Veneziana(Talharim de nero de sépia, banhado com uma delicada composição de tomates, servido com camarões a moda veneziana) Sugestão de harmonização: Callia Torrontés
SOBREMESA: Para comer com os olhos – Zucotto Toscano (Delicioso pan di spagna recheado com ganache de cacau e crocante de nozes e regado com calda de chocolate belga.)
Localizado no coração de Casa Forte, o Cucina De´Carli é um charmoso restaurante de gastronomia italiana, comandado pelas irmãs Gênova e Albânia De’ Carli. Na casa, a herança da família italiana acostumada a boa mesa, se traduz na produção artesanal e cuidadosa de massas e molhos de alto padrão. No cardápio, massas longas e recheadas, inclusive com opções sem carne, ótimas para vegetarianos. O Cucina dispõe de um empório, onde os clientes podem adquirir e levar para casa produtos fabricados diariamente.

Dali Cocina
Rua Feliciano Gomes 172 – Derby

ENTRADA: Para comer com os olhos – Tablero de Mar (Camarão grelhado na manteiga em cama de aligot e redução de cajá, agulha frita e cebola roxa grelhada e mexilhão com manteiga de ervas)
PRATOS PRINCIPAIS: Para aguçar a audição – Mezclado de frutos do mar com feijões ( Mezclado de polvo, lula e camarões com feijões verdes, mousseline de jerimum e crocante de macaxeira) Sugestão de harmonização: Callia Chardonnay ou Para enfeitiçar o paladar – Risoto de jamon com cordeiro (Cordeiro ao molho de amoras e vinho tinto acompanhado de risoto cremoso de jamon serrano, queijo gruyere e damasco) Sugestão de harmonização: Callia Shiraz/Bonarda
SOBREMESA: Para despertar o olfato – Buñuelos de chocolate (Buñuelos de chocolate com creme de avelã e sorvete de doce de leite)
O Dali Cocina é um bistrô localizado no Derby, com uma atmosfera intimista e aconchegante, que traz na decoração imagens do seu patrono, o pintor surrealista Salvador Dali. A casa funciona todos os dias para o almoço, com cardápio mediterrâneo com leve sotaque regional, e abre para happy hour e jantar de segunda a sábado. Há, ainda, um espaço reservado para quem deseja reunir amigos ou fazer um pequeno evento empresarial.

La Pecora Nera
Praça de Casa Forte 505 – Casa Forte
ENTRADA: Para privilegiar o tato – Crostoni Bagnato (Brusqueta de rabanada trufada coberta com queijo Brie levemente maçaricado, servido com creme de nozes e cogumelos frescos salteados) Sugestão de harmonização: Callia Cabernet/Shiraz
PRATOS PRINCIPAIS: Para aguçar a visão, o olfato e o paladar – Agnello Grigliato (Picanha de cordeiro grelhado em carvão natural, regado com molho de cogumelos porcini seco e “creme” de Foies Gras, acompanhado de batatas rústicas recheadas com especiarias italianas e aspargos frescos na brasa) Sugestão de harmonização: Callia Malbec ou Para estimular o paladar – Gnocchi di Ricotta al ragu di Coniglio (Nhoque de batata e ricota de búfala fresca, salteada na manteiga de queijo Tallegio e ragu de coelho) Sugestão de harmonização: Callia Malbec
SOBREMESA: Para brincar com sua audição – Creme Brülée (Creme brüllé ao perfume de limão siciliano) Sugestão de harmonização: Callia Torrontés

Instalado na bucólica Praça de Casa Forte, o La Pecora Nera é comandado pelo chef Thiago Vita, e pratica uma gastronomia inspirada nas tradicionais cozinhas da Umbria e Toscana, na Itália, onde o chef fez sua formação. A casa prepara suas massas frescas, molhos, pães e antepastos, que podem ser degustados no restaurante no almoço e jantar, ou levados para casa.

Nez Bistrô
Praça de Casa Forte 314 – Casa Forte

ENTRADA: Para comer com as mãos – Baccalà Mantecato (Creme de bacalhau com coulis de pimentão vermelho e crocante da chef)
PRATOS PRINCIPAIS: Para o deleite dos olhos – Risoto de camarão com texturas de maçã verde (Risoto cremoso de camarão com laminas de maçã caramelada e dadinho de maçã verde com perfume de limão siciliano) ou Para aguçar o olfato e dar água na boca – Mignon ao Porto (Filé mignon grelhado envolvido em molho aveludado de vinho do Porto, acompanhado de petit gâteau de queijo Prima Donna) Sugestão de harmonização: Callia Malbec
SOBREMESA:Para estalar no ouvido e comer com os olhos – Bibelot (Mousse de cream cheese sobre biscoitos crocantes, acompanhado de coulis de morango e morangos frescos. com toque de açúcar explosivo.)
O Nez Bistrô, instalado há quase uma década num histórico casarão na Praça de Casa Forte, é um espaço dedicado à boa gastronomia e aos amantes do vinho. Seu cardápio segue a linha franco-italiana, com preparações clássicas e releituras criativas. Com uma charmosa decoração, o restaurante funciona no térreo, onde acontecem eventos com música de boa qualidade para harmonizar. No primeiro andar existe uma área para eventos.

Oma Patisserie e Bistrô
Rua José Godoy e Vasconcelos, 109 – Parnamirim

ENTRADA: Para comer com as mãos – Aumoniére de cogumelos frescos (Suíno confitado e mandioquinha crocante com molho barbecue da casa)
PRATOS PRINCIPAIS: Para aguçar o paladar – Filé ao perfume de churrasco (Filé ao perfume de churrasco com legumes grelhados, acompanhado de risoto dourado e chimichurri fresco.) Sugestão de harmonização: Callia Malbec ou Para explodir o paladar – Camarão com marquise de batatas e aspargos (Camarões flambados, com marquise de batatas e aspargos e espuma de ervas frescas.)
SOBREMESA:Para deleite da visão – Sabores e texturas dos sentidos
Com um cardápio autoral, assinado pela chef e proprietária Hellida Kelsch, o Oma Patisserie está instalado numa charmosa casa no bairro do Parnamirim. O espaço totalmente climatizado divide-se em dois ambientes: o restaurante e uma boutique onde os clientes podem adquirir algumas das produções da chef, além de porcelanas, vinhos e variados mimos. O Oma funciona no almoço e jantar, mas também abre espaço para o chá da tarde, além de ter uma área para eventos.

Leave your comment