Mais uma opção de food truck em Casa Forte

Ancorado na lógica dos food trucks – de oferecer boa comida a um preço mais convidativo do que a de restaurantes tradicionais – , somada a uma maior socialização entre o público, através de apresentações musicais periódicas; e a uma estrutura sustentável, o Soul Food Park tem a honra de receber o Frida & Frida, estabelecimento focado na cozinha mexicana. 

Baseado na conexão da pintora mexicana Frida Kahlo com a gastronomia, o novo estabelecimento, dirigido pela empresária Isabella Gouveia, adapta o melhor da culinária daquela nacionalidade da América do Norte para o ambiente de um contêiner. Com menu assinado pelo chef e sócio da operação, Renatto Carreira (peruano, formado numa das mais prestigiadas escolas de gastronomia de Lima), o novo point oferece os tradicionais tacos, quesadillas e burritos mexicanos, mas recheios diferenciados como o Al Pastor – fatias finas de porco marinado em uma combinação de pimentas secas, especiarias e abacaxi; e do Cochinita Pibil – fatias finas de carne bovina marinadas com laranja, vinho, especiarias, cozida em folha de bananeira. Em tempo, o Frida & Frida atua paralelamente ao Soul, de forma itinerante, em shows, festas, feiras, exposições, com cardápio reduzido.

Com 500 m², dispostos ao longo da Rua Nestor Silva no Bairro de Casa Forte, o Soul Food Park (inaugurado em setembro de 2016) foi idealizado pelos empresários Leonardo Barbosa, Dirceu Melo e Nicola Sultanum, e atualmente conta com um time de dirigentes que decidiram levar ou montar suas operações, aliando o prazer gustativo, uma perspectiva cultural e atitudes preocupadas com o meio ambiente, como o uso de contêineres e bicicletas, onde são montados os estabelecimentos. “Nossa intenção é oferecer um espaço que alimente ‘o corpo e a alma’, além de ações conscientes quanto à sustentabilidade”, pontua Dirceu.

Entre os ‘moradores’ já consagrados do equipamento gastronômico, está o Rockabilly, que aposta em hambúrgueres e sanduíches diferenciados, hot dog estilos alemão e brasileiro, e linguiças artesanais com batata rústica, sour cream e molho bravo, entre outras opções assinadas pelo chef Miguel Castillo (ex-Nikko e Barchef). A operação investe em pedidas inéditas neste início de ano, para arrematar a clientela, como o Burguer Suíno, com 160g de carne de porco, chutney de manga, juliene de repolho branco e cenoura, creme de gorgonzola em pão australiano (R$ 22); o Vegetariano Burguer – hambúrguer de lentilha com rúcula, queijo muçarela, berinjela em conversa e pesto de tomate seco (R$ 20); e o Cachorro Quente Recife – Salsicha Viena com queijo cheddar, carne moída, batata palha e mostarda (R$ 15). A unidade ainda disponibiliza os itens do menu para entrega a domicílio.

Outros cases já consagrados do Soul Food Park são o Uzumaki Temakeria – operação de culinária oriental do empreendimento, que já conta com três unidades na capital pernambucana; e o Bou Container. Este último tem opções de influência internacional, sofisticadas, com marinados e cocções a vácuo, mas baseadas na lógica da comfort food (comida saborosa, confortável), servidas em bowls e assinadas pela chef Carol Medeiros – a qual traz, na bagagem, experiências do restaurante paulistano DOM (de Alex Atala) e do parisiense La Tour D’Argent)​​, aliadas à expertise do gourmand Nicola Sultanum, à frente do Mingus Restaurante, para a operação.

Outro residente de carteirinha do Park é o Rockers Pizzas e Langos. Dirigida pelo empresário Dirceu Melo, a operação é focada em pizzas artesanais com recheios especiais, além de ser um dos únicos estabelecimentos em todo o país que serve a mais popular comida de rua húngara: o lango. Como novidade, o Rockers aposta, neste início de ano, no Lango Gonzagão – com charque assada, desfiada e crocante, queijo de coalho sertanejo, cebolas e molho sauer -, no sentido de reverenciar um dos maiores ícones da cultura nordestina. Para quem prefere as ‘redondas’, a operação investe também na Pizza Gonzaga (charque assada, desfiada e crocante, com catupiry, muçarela, cebolas), e disponibiliza a entrega das pizzas a domicílio via iFood.

Para agradar quem não dispensa uma boa ‘gelada’ e a bebida mais amada entre os brasileiros: o café, o Apolo Beer Cafe (que já conta com uma unidade no Bairro do Recife), apresenta seus, nada menos que, 50 rótulos de cervejas artesanais e especiais, nacionais e importadas no local – escolhidas criteriosamente pelos beer sommeliers e apreciadores das fermentadas Leonardo Régis, Raphael Vasconcelos e Ricardo Barreto. Promoção da temporada escolhida pela operação para aplacar o calor desta época é o Chope pernambucano DeBron Lager, que custa R$ 8 e R$ 20 (três unidades da bebida). O estabelecimento ainda disponibiliza aos clientes opções de cafés da marca Illy, bem como oferecem o prestigiado cold brew (café extraído a frio da marca pernambucana Yaguara).

Já para os apreciadores dos fermentados de Baco, o Soul conta com a presença do Mr. Wine, operação em formato de bike – possivelmente uma das únicas no Nordeste do tipo –, sob a batuta do engenheiro Emerson Oliveira, e que tem como objetivo democratizar a bebida em terras pernambucanas, apostando em vinhos e espumantes variados e rotativos, a preços convidativos (a taça sai a partir de R$ 8). Além de se integrar à hospitalidade do Food Park (inclusive oferecendo combos harmonizados das bebidas com as pedidas das demais operações do local), o Mr. Wine estende seu serviço ainda, de maneira itinerante, a eventos fechados, como festas, casamentos, exposições, entre outros.

‘Retiro espiritual’ dos amantes de sobremesas, a Degusta Paleteria – reconhecida como a melhor marca de paletas (espécie de picolés recheados tradicionais no México) do Recife pela revista Veja Comer e Beber –, opera no Park sua sexta unidade na capital, e traz, além das suas deliciosas paletas, milk shakes como o de Ovomaltine com copo decorado com chocolate supremo e borda do copo decorada com chocolate e Ovomaltine, servido num potinho-xícara – simplesmente de comer rezando. A operação conta também com pedidas menos calóricas da iguaria mexicana – principalmente para quem não quer perder a briga contra a balança no verão -, como as que são compostas 100% por frutas. O estabelecimento tem ainda opções para os amigos de quatro patas (paletas pet friendly).

Quem não dispensa decoração e floricultura tem um encontro marcado com elas também no Soul, já que o local hospeda a Estação As Flores do Mundo – operação cuja produção é cultivada de forma orgânica em locais como São Lourenço da Mata e Gravatá (PE). Suculentas, cactos, orquídeas, lírios, alpinias, begônias, girassóis, além de uma gama de flores tropicais estão entre as espécies que podem ser encontradas no quiosque, que oferece ainda produtos de jardinaria: vasos, suportes e embalagens arrojadas; bem como, serviços de planejamento, execução e manutenção de jardins.

Além desses atrativos gastronômicos, o Soul Food Park é focado em boa música. Não à toa, já que dois dos seus diretores, Nicola e Dirceu, estão à frente de projetos musicais, e têm um gosto ímpar em termos de som. Semanalmente, bandas locais apresentam-se no equipamento, com shows quase sempre gratuitos ao público. Nesse sentido também, o espaço disponibiliza fichas gratuitamente aos dez primeiros clientes que chegarem ao local, de quarta a sexta-feira.

Outros tipos de atrações como exposições artísticas e festivais gastronômicos têm morada certa no Park, que deve contar com uma mostra fotográfica, composta por pelo menos dez fotógrafos ainda nos primeiros meses de 2017.

Em tempo, vale ressaltar que o Food Park apresenta contêineres com tratamento acústico, espaço kids, capacidade para 150 pessoas, e rampa de acesso para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou de mobilidade reduzida.

Serviço

Soul Food Park

Onde: Rua Nestor Silva, 162, Casa Forte (Próximo ao Shopping Plaza Casa Forte e ao Hiper Bompreço)

Funcionamento: 4ª e 5ª, das 18h às 23h | 6ª e sábado, das 18h à 0h e domingos, das 17h às 23h.

Informações: www.facebook.com/soulfoodpark | Instagram: @soulfoodpark

Leave your comment