Embalagem de vidro garante sabor e demais propriedades da cerveja


Vidro, latinha ou latão? Qual o seu material preferido para tomar cerveja? Muitos acreditam que a praticidade das latinhas deixa qualquer sabor mais atrativo, no entanto são as engarrafadas que garantem o sucesso do líquido gelado e com muito mais sabor. “O recipiente em que é consumido a cerveja pode influenciar e muito na percepção dos sabores. O processo de pasteurização e envase muda dependendo do material escolhido”, afirma o sócio da DeBron Bier, Thomé Calmon.

Para que a cerveja acentue ainda mais o seu sabor, conferindo uma boa experiência, é necessário que o líquido tenha uma carbonatação adequada. “A entrada de ar provoca oxidação da cerveja, e muitas vezes provoca um sabor diferente. Nas garrafas de vidro, o risco de perda de CO₂ é bem pequeno, além de não passar sabor para a bebida, devido a sua impermeabilidade. ”, explica Calmon.

Mas as vantagens não param por aí. A garrafa de vidro ainda pode adotar tecnologias no envase que melhoram ainda mais a experiência. Para isso, a Debron Bier adotou em todas as garrafas um modelo especial que controla o colarinho da cerveja, respeitando a quantidade de espuma de cada estilo. “Alguns estilos são mais propícios a formar o colarinho. É mais comum, principalmente, nas belga, agregando não apenas valor ao sabor, como também ao visual da bebida”, explica Thomé Calmon. A espuma é responsável por manter o sabor característico, o amargor, a temperatura, assim como ajuda na liberação do aroma. “Por isso que para as cervejas artesanais o colarinho é muito importante, já que o intuito é proporcionar interação entre todos os sentidos. A espuma faz parte da degustação”, ressalta.

Leave your comment