Tem dificuldade para fazer seus filhos comerem vegetais?

Saiba que você não está sozinho. O resultado da última Pesquisa Nacional de Saúde da Criança e da Mulher mostrou que as crianças têm consumido menos legumes e verduras do que o recomendado. Para dar um help e incrementar a alimentação dos pequenos a Revista Malagueta e a Margarina Amorela trazem dicas de como deixar estes alimentos ainda mais saborosos sem perder os nutrientes.

De acordo com a nutricionista Aretha Magalhães as crianças têm uma preferência inata por alimentos de sabor doce e tendem a rejeitar os alimentos de sabor amargo, como no caso de alguns vegetais in natura. “Entre 2 e 6 anos os problemas para consumir vegetais ficam mais evidentes. Nessa faixa etária a criança começa a desenvolver maior autonomia e passa a testar limites. É comum que a criança adote uma alimentação monótona, com poucos alimentos e passe a apresentar um comportamento de neofobia, ou seja, medo de experimentar um alimento novo”, explica Aretha.

Para passar por essa fase com menos estresse e proporcionar um cardápio equilibrado para os filhos as dicas são paciência, criatividade na cozinha e persistência. “Mesmo que não haja aceitação nas primeiras vezes vale a pena ter persistência e continuar oferecendo os vegetais, sempre variando a preparação. Estima-se que seja necessário tentar provar um alimento de 8 a 10 vezes para criar o hábito de consumi-lo”, ressalta a nutricionista.

Para iniciar os pequenos com vegetais uma boa ideia seria essa receita deliciosa de Omelete de Espinafre com Queijo. Temos a certeza de que vai agradar crianças e adultos.

Ingredientes

1 colher de Margarina
1/2 xícara de espinafre congelado
2 colheres de bacon picado
2 colheres de queijo parmesão ralado grosso
1 colher de fermento em pó (opcional)
Sal a gosto

Modo de preparo:

Passo 1 – Leve ao fogo uma panela com 1/2 litro de água por 3 minutos ou até ferver. Junte o espinafre congelado e sal e deixe até cozinhar. Em seguida, retire do fogo, escorra a água, esprema bem e reserve.

Passo 2 – Em uma tigela, bata os ovos com um batedor manual por 2 minutos. Junte o espinafre, o bacon, o queijo parmesão, o fermento e o sal e misture bem.

Passo 3 – Aqueça a margarina em uma frigideira antiaderente, despeje a mistura, reduza o fogo e tampe a frigideira. Cozinhe, sem mexer, até dourar a borda, e a parte central ficar levemente firme. Com uma espátula, vire a omelete cuidadosamente e frite até dourar o outro lado. Retire do fogo e sirva em seguida acompanhado de queijo parmesão.

Leave your comment