Você sabe preparar hambúrguer?

 
Uma paixão mundial, o hambúrguer, vem ganhando as mais variadas versões, mas você sabe prepara-lo corretamente? Segundo o chef Guilherme De Rosso, apesar de um preparo relativamente fácil, é preciso prestar atenção em algumas dicas para não errar. Por isso, ele separou algumas delas pra você experimentar no seu próximo hambúrguer.

 
Carne Fresca: A carne moída deve ser o mais fresca possível (nada de carne guardada por muito tempo na geladeira). Seja a peça que for utilizada, o importante é conhecer o fornecedor e a procedência da carne. Ao moer a carne, garanta que não tenha nenhum outro pedaço de outra carne. Evite demais essa carne, para não alterar a suculência do hambúrguer.
 
Gordura faz parte do bom hambúrguer: “Eu uso aproximadamente 20% do peso da carne escolhida em gordura, mas isso varia de acordo com o seu gosto”, comenta o chef. A carne que escolhida, deve ser bem vermelha e fresca, como tido anteriormente, e com um nível de gordura desejado. Se você preferir uma carne com menos gordura, ela pode ser acrescentada depois. Podemos usar desde gordura de bacon até de picanha moída. Caso resolva moer sua própria gordura, moa separada da carne, para que o moedor não trabalhe muito, aquecendo o equipamento e fazendo derreter a gordura, o que podendo alterar no resultado final desejado.
 
Tempere do seu jeito, não existe segredo: Cada um pessoa usar seu próprio tempero, não existe muito segredo em relação a isso. Muitos gostam de colocar, alho, cebola picada, salsinha e etc. Guilherme gosta de usar apenas sal e pimenta, e alerta quanto ao modo de temperar. “Eu recomendo que a pessoa coloque o sal e a pimenta sempre na hora de grelhar ou fritar o hambúrguer, evitando que a carne desidrate e perca a suculência e sabor”, explica.
 
Tamanho da sua fome: Quanto ao tamanho do hambúrguer, ele também é relativo, vai depender do gosto de cada um. Mas o ideal, são discos de no mínimo 160g até 250g.
 
Grelhar ou fritar: Podemos fazer o hambúrguer na grelha ou na chapa. Cada um terá sua característica típica. Geralmente na grelha colocamos os discos mais grossos e na chapa os mais finos. A grelha passa um sabor de churrasco e defumado maior que a chapa. Já a chapa retém mais calor, o que permite selar o hambúrguer mais rapidamente deixando o meio suculento.
 
Bem passado, ao ponto ou mal passado: Isso também depende muito do seu gosto e paladar, o ideal para o hambúrguer será mal passado, até rosado no meio, mais que isso, o hambúrguer pede suculência e textura, e não é aconselhado. Seja na grelha ou na chapa, o ideal é não passar de 5 minutos em cada lado do hambúrguer, dependendo do tamanho dele. Coloque sempre na grelha ou na chapa/frigideira quente, para não perder suculência. Caso queira algo mais exato, compre um termômetro culinário e meça o interior do hambúrguer para saber o seu ponto, aqui vai uma tabelinha para ajudar: De 50 a 55 ºC: mal passado, de 55 a 59 ºC: ao ponto para mal e de 60 a 65 ºC: ao ponto.
 
E o pão? Faz diferença ou não: O pão utilizado faz muita diferença, escolha o que preferir, mas sempre toste a parte interna antes de colocar o hambúrguer, para que o suco do hambúrguer não encharque o pão e ele se despedace na mão. “É sempre bom, ao retirar o hambúrguer da grelha ou chapa, deixa-lo descansar por um pequeno tempo para que ele não perca tanto suco no pão”, explica o chef.
 
Alface, queijo ou molho especial? O que acompanha o seu hambúrguer é você quem decide: O acompanhamento é claro vai depender do gosto de cada um, o importante é sempre ter equilíbrio, para que o gosto da carne não seja totalmente mascarado por outros ingredientes.

Leave your comment