Receita Malagueta : Você conhece algumas características da massa de sêmola?

 
A sêmola, também conhecida como semolina, é o resultado da moagem incompleta de cereais e possui aspecto mais granulado e geralmente mais grosso do que a farinha tradicional. As massas feitas a partir deste componente normalmente têm cor mais clara.

Mas o que a difere do macarrão tradicional? A diferença é que a massa de sêmola não contém adição de ovos em sua produção, sendo, assim, uma excelente opção de alimento para quem tem alergia ou mesmo quem tem uma filosofia vegana. Agora se você não possui nenhuma restrição no dia a dia claro que também pode consumir esse tipo de massa, basta escolher combinações saborosas.
 
Outra característica da sêmola é que também possui algumas vitaminas do complexo B, substâncias responsáveis pelo metabolismo de gorduras, manutenção da saúde neurológica e combate aos radicais livres. Além disso, o alimento também é fonte de proteínas, importantes para a manutenção da saúde, renovação celular, composição das enzimas e regulação dos hormônios no organismo. Fonte de carboidrato, a massa de sêmola garante energia para as atividades cotidianas, como todos os tipos de macarrão.
 
Viu que interessante? A massa pode ser utilizada para fazer receitas como saladas, pratos principais e até sobremesas, tudo dependendo da criatividade na hora de ir para a cozinha.
 
Veja abaixo uma dica de receita da Revista Malagueta e da Estrela, bem prática para saborear com a família com o custo médio de R$ 38, ou mais ou menos R$ 6 por porção. A pesquisa dos valores aproximados dos ingredientes foi feita no site de um supermercado que atua na região Nordeste.
 
Como fazer Parafuso com Caponata
 
Ingredientes:
 
1 embalagem de Parafuso Estrela (500g)
8 colheres (sopa) de azeite
5 dentes de alho picados
1 cebola média em cubos
1 pimentão verde em cubos
1 pimentão vermelho em cubos
1 pimentão amarelo em cubos
1 berinjela grande em cubos
2 abobrinhas médias em cubos
500ml de molho de tomate
100g de uvas passas brancas sem sementes (se quiser)
sal, pimenta-do-reino, salsa e folhinhas de manjericão a gosto
queijo parmesão ralado
 
 
Modo de Preparo:
 
– Comece preparando a caponata. Em uma frigideira média, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, os pimentões, a berinjela e por último as abobrinhas. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a salsa. Acrescente as uvas passas (se quiser), mexa delicadamente e reserve.
 
– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
 
– Em uma panela média aqueça o molho de tomate e reserve.
 
– Escorra a massa, acrescente o molho de tomate e envolva tudo com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima a caponata, polvilhe queijo parmesão, decore com as folinhas de manjericão e sirva a seguir.
 
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 35 minutos

Leave your comment