Dia do Trigo: comidas e bebidas que levam o cereal mais popular do mundo

Presente na base da alimentação de vários povos há muitos séculos, o trigo tem um dia todo dele, hoje, 10 de novembro. Considerado a segunda maior cultura do mundo – perdendo apenas para o milho – o trigo está presente na alimentação dos animais, do ser humano e na fabricação de cervejas.

Rico em carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro e ácido fólico, ajuda a reduzir os riscos de doenças coronarianas, controle do colesterol sanguíneo, promove saúde do intestino por manter a flora intestinal saudável e ser fonte de fibras. Tem motivo melhor para comemorar a data? Veja dicas do que comer e beber no Dia do Trigo:

Pão
Uma fonte de trigo tradicional em nosso café da manhã, claro, é o pão francês. De origem francesa, como o próprio nome sugere, eles chegaram ao Brasil no início do século XX e desde então não saem das mesas dos brasileiros. Além da forma natural, a sugestão de Fernando Barros, da Carmen Delicatessen, é experimentar os pães com grãos especiais que melhoram a flora intestinal e garantem a sensação de saciedade.

Cerveja artesanal
O trigo é utilizado como malte nas cervejas artesanais e está presente nas de tipo Weizen, cultuadas pelos povos germânicos. “De espuma abundante e sabor intenso, ela possui uma coloração amarelo-escura e ligeiramente turva”, explica Thomé Calmon, um dos proprietários da cervejaria artesanal DeBron Bier. Ela pesa menos que os outros tipos de cerveja e desce mais facilmente, por isso é a mais comum entre os brasileiros.

Pizza
Os amantes da massa podem aproveitar o dia saboreando deliciosas pizzas. Quem faz a linha fit, pode optar por receitas diferentes e menos calóricas, como é o caso das pizzas de legumes. Sim, é possível saciar a vontade com alternativas leves e saborosas. O cardápio do Pizza da Praça, situado no Empório Gourmet Reserva do Paiva, traz a famosa receita italiana com recheio de Ricota com Brócolis, Rúcula com Tomate Seco, Champignons, além de Legumes variados (tomate, cebola, brócolis e palmito). Além dela, tem os tradicionais sabores de Marguerita, Parma, Calabresa.

Crepes
O crepe, iguaria símbolo da França, é o grande protagonista do Bercy. O restaurante tem como especialidade o prato de massa fininha de farinha de trigo e recheios deliciosos, como filé mignon, frutos do mar, frango e bacalhau. Algumas sugestões são o Marco Zero (R$ 28,40), que tem na receita frango desfiado Bercy, queijo coalho, pasta leve de queijo Cottage, tomate e manjericão, com casquinha crocante de parmesão, folhas de rúcula e caramelo balsâmico.

Leave your comment