Dicas Malagueta – 11 alimentos que você nunca sabe como comer

 

 

Informações básicas sobre comportamento e atitudes adequadas à mesa são primordiais no mundo social e corporativo. Conhecer algumas regras fundamentais nos dá segurança e tranquilidade, fazendo com que as pessoas saibam agir com mais naturalidade em determinadas ocasiões. E para ajudar a tirar algumas dúvidas na hora de se servir, a Revista Malagueta trás dicas preciosas.

Segundo a consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, Maria Inês Borges da Silveira, muitos encontros de negócios, por exemplo, são realizados durante uma refeição (café da manhã, almoço ou jantar), e isso exige cuidados especiais dos participantes. “Hoje, a grande maioria dos encontros e reuniões de negócios acontecem em ocasiões como almoços, cafés da manhã e, até mesmo, jantares. É bom sabermos como nos portar em tais situações para não cometer gafes”, comenta a especialista.

Existem vários alimentos que sempre geram dúvidas na hora das refeições. Para descomplicar a vida de muita gente, a consultora escolheu onze iguarias e preparou algumas dicas de como elas devem ser consumidas.

Alcachofra (foto acima): Quando servida inteira acompanhada de molhos, você pode desfolhá-la com a mão. Mergulhe-a no molho e leve-a a boca.

Salada de folhas: Quando as folhas são servidas inteiras, você deve dobrar as folhas duas ou três vezes com a ajuda do garfo e faca e depois de dobrada leva-la a boca. O correto é que ela seja servida já cortada, mas lembre-se de jamais corta-las para levar a boca.

Salada de legumes: Use somente o garfo para partir elementos macios e cozidos, você pode usar a faca como apoio para o garfo.

Banana

Em um ambiente formal, você deve firmar a banana com o garfo e fazer uma incisão sobre o comprimento da casca, afastando-a e deixando a polpa a mostra. Com o garfo você corta a fruta em rodelas, que são levadas a boca a medida que vão sendo cortadas. Não use a faca para cortar a banana, corte-a com o garfo.

Camarão

Com os talheres apropriados para peixe, retire a cabeça do camarão, depois desprenda a carne da casca com a ajuda do garfo e da faca, e pode consumir.

Galinha ou frango

Você pode comer com a mãos as partes torradas ou a passarinho. Quando for ao molho coma com garfo e faca levando à medida que vão sendo cortados a boca.

Uva: As uvas não dispensam o auxilio dos dedos. Segure-a com a mão esquerda, destacando os bagos um a um para depois leva-los a boca.

Azeitona: É bom que elas sejam servidas sem o caroço, mas caso isso não aconteça, devolva o caroço na mão fechada discretamente coloque-o no canto do prato ou num recipiente próprio que algumas vezes já está na mesa. Tira-la da boca com o garfo também não está errado.

Pão: O pão do “couvert”, espécie de entrada servida em restaurantes é partido com os dedos sobre o pratinho do pão cada vez que for comer. A faquinha só é usada para passar o patê ou a manteiga.

Ostras: Segure a ostra com a mão esquerda e com o garfo próprio com dois ou três dentes na mão direita pegue a ostra e leve-a a boca.

Escargot: Escargot é um molusco que se desenvolve na terra. É típico da culinária francesa. Talheres usados são a pinça e o grafo de dois ou três dentes. Com a mão esquerda e com o uso da pinça segure o escargot, com a mão direita use o garfo e retire o escargot da sua “casca” para come-lo.

 

 

 

 

Leave your comment