Receita Malagueta – Ceia de final de ano com tradicional bacalhau português

Como muita gente deve suspeitar, o hábito de comer bacalhau chegou ao Brasil com os portugueses, na época do descobrimento. No entanto, foi com a vinda da Corte, no início do século 19, que esse hábito alimentar começou a se difundir.

O bacalhau no Brasil é consumido geralmente em épocas específicas do ano, e as festas de final de ano são um dos momentos de destaque desta iguaria portuguesa.  Seja por tradição ou por superstição, o bacalhau ganhou os pratos dos brasileiros durante a ceia de final de ano, mas em Portugal esse peixe é parte fundamental das refeições diariamente. 

Para apreciar da melhor forma esse símbolo da gastronomia lusitana, separamos uma receita de Bacalhau à Gomes de Sá saborosa e tradicional para brilhar na ceia de final de ano:

Ingredientes

800 g de postas de bacalhau

1,2 kg de batatas

4 cebolas

3 dentes de alho

4 ovos

Azeite

Vinagre

Pimentão vermelho

Azeitonas

Salsa

Sal 

Pimenta

 

Modo de prepararo

Ligue o forno a 200 ºC. Descasque e lave as batatas e cozinhe em água e sal. Junte os ovos e quando a água começar a ferver deixe-os cozinhar durante 12 minutos. Depois retire e deixe esfriar. Escorra as batatas, descasque-as e corte em rodelas assim que estiverem prontas para o manejo.

Leve ao fogo uma panela com água, junte as postas de bacalhau e deixe cozinhar. Depois escorra, deixe amornar um pouco e retire as peles e as espinhas. Desfie o bacalhau e reserve.

Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em rodelas e pique os alhos. Leve ao fogo uma panela com o azeite, deixe aquecer, junte as cebolas e os dentes de alho, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até que a cebola fique dourada. Retire do fogo, regue com umas gotas de vinagre e reserve. 

Num tabuleiro de louça ou pirex disponha alternadamente camadas de batata e de bacalhau. Por fim, disponha o refogado da cebola e os ovos cortados em rodelas e leve ao forno até dourar. Retire, ponha por cima tiras de pimentão vermelho e azeitonas, polvilhe com salsa e sirva a gosto.

Leave your comment