Receitas Malagueta – 3 queijos que combinam com as delícias de fim de ano

Deliciosos e versáteis, os queijos podem ser servidos como entrada, em pratos típicos da ceia ou acompanhando as frutas frescas que enchem a mesa de sabor nesta época do ano

Fim do ano combina com mesa farta, decoração caprichada e itens nobres no cardápio. Peru, tender, nozes, avelãs, frutas secas e outros itens típicos das ceias podem compor pratos ainda mais ricos e gostosos se acompanhados pelos melhores queijos.

O Estepe tem seu surgimento creditado aos dinamarqueses. Este queijo com “furinhos” – ou olhaduras, como são conhecidos tecnicamente, possui sabor suave, amanteigado e amendoado, e agrada muitos paladares. Ele harmoniza com sabores salgados (como presunto e outros frios) e geleias. Em entradinhas é uma delícia! Pode ser servido também acompanhado de frutas, como uva tipo Itália, cereja e pera, típicas das ceias e que estão em plena safra nesta época do ano.

Parmesão, além de muito saboroso, é o melhor queijo para gratinar os alimentos e ressaltar o sabor dos ingredientes mais simples. Maturado por vários meses antes de chegar ao ponto de venda, possui sabor levemente salgado, picante e textura quebradiça. Além de gratinar os acompanhamentos da ceia, pode ser servido em lascas, em uma bela tábua, como entrada, acompanhando vinhos encorpados.

Gorgonzola: originário da cidade de Gorgonzola, na Itália, tem veios verdes provocados pela inoculação do fungo “penicillium roqueforti”, que confere ao queijo um sabor bem característico. Levemente salgado, frutado e picantes, o Gorgonzola vai bem em uma bela tábua de queijos acompanhado das nozes e frutas secas, típicas das festas de fim de ano. Como o gorgonzola fica ainda mais delicioso harmonizado com ingredientes adocicados, que ressaltam seu sabor picante, experimente servir como entrada as Peras ao Gorgonzola sugeridas. Se quiser algo ainda mais simples, mas que vai fazer efeito, vale adicionar o gorgonzola picadinho sobre uma salada de folhas frescas.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as características destes queijos, a Revista Malagueta e a Tirolez sugerem receitas saborosas para surpreender a todos os seus convidados: Bruschetta de Estepe, Batata Gratinada com Parmesão e Peras ao Gorgonzola. Veja abaixo.

 

Bruschetta de Estepe (foto acima)

Ingredientes

1 maço de aspargos (200 g)

½ colher (sopa) de sal (4 g)

2 dentes de alho (10 g)

1 filão de pão italiano (baguete) em fatias de 1 cm (250 g)

3 colheres (sopa) de azeite (39 ml)

400 g de Queijo tipo Estepe Tirolez ralado

folhas de ½ maço de tomilho (20 g)

300 g de presunto cru em fatias

Preparo:

Com o auxílio de um descascador de legumes, descasque os aspargos, retirando a parte verde abaixo da cabeça. Pegue cada aspargo pela extremidade oposta à da cabeça e faça uma dobra a 4 cm da ponta para quebrá-la (essa parte é muito fibrosa e difícil de comer). Corte os aspargos ao meio verticalmente e, em seguida, corte-os em pedaços de 2 cm. Ferva 2 xícaras (chá) de água com o sal e cozinhe os aspargos até que eles fiquem macios (cerca de 10 segundos), escorrendo e resfriando-os em seguida.

Descasque os dentes de alho e corte-os ao meio. Esfregue a parte interna do alho sobre as fatias de pão, disponha-as em uma assadeira e regue com o azeite. Leve ao forno preaquecido (180°C) por 10 minutos, ou até que fiquem levemente crocantes.

Retire o pão do forno e disponha os aspargos sobre as fatias. Em seguida, distribua o Queijo tipo Estepe Tirolez e, por fim, o tomilho. Volte ao forno por mais 7 minutos, ou até que o queijo esteja derretido.

Assim que retirar a bruschetta do forno, coloque as fatias de presunto por cima, montando para dar volume, e sirva em seguida, ainda quente.

Rendimento: 25 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

 

Batata Gratinada com Parmesão

Ingredientes:

100 g de Parmesão Tirolez

1 ½ xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (300 ml) 

1 ovo

1 colher (chá) de alecrim fresco picado

1 pitada de noz moscada ralada na hora

1 pitada de pimenta-do-reino recém-moída

1 colher (chá) de sal

500 g de batata (aproximadamente 3 unidades médias)

½ colher (sopa) de Manteiga Tirolez sem Sal para untar a forma 

Preparo:

Comece ralando o parmesão no lado fino do ralador.

Em uma tigela, bata o Creme de Leite Fresco Tirolez e o ovo somente para misturar. Junte 2 colheres (sopa) de Parmesão Tirolez e tempere com o alecrim, a noz moscada, a pimenta do reino e o sal.

Com a ajuda de um mandolin fatie as batatas em rodelas bem fininhas (3 mm de espessura).

Unte uma assadeira pequena (20 x 20 cm) com Manteiga Tirolez sem Sal e distribua as rodelas de batata.

Despeje a mistura de creme de leite sobre as batatas, polvilhe o restante do Parmesão Tirolez e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que as batatas fiquem macias, o recheio cremoso e a superfície dourada.

Sirva quente acompanhado de carnes ou peixes assados ou grelhados.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Variação: experimente trocar o alecrim por folhas de tomilho fresco.

Dica: o mandolin é um tipo de fatiador de legumes próprio para cortar lâminas finas. Você pode encontrá-lo em lojas de utensílios domésticos.

 

Peras ao Gorgonzola

Ingredientes:

4 peras maduras (700 g)

1 xícara (chá) de vinho branco seco (200 ml)

1 folha de louro

100 g de Queijo Gorgonzola Tirolez

1 embalagem de Creme de Ricota Cremoso Tirolez (250 g)

2 colheres (sopa) de nozes picadas (25 g)

1 pitada de sal

1 colher (chá) de pimenta-rosa (3 g) 

Preparo:

Descasque as peras, corte-as ao meio e coloque em uma panela com o vinho e o louro. Leve para cozinhar em fogo médio por 10 minutos, ou até as peras ficarem cozidas, porém firmes. Escorra e cave ligeiramente a polpa das peras, retirando um pouco do miolo e as sementes.

Em uma tigela, amasse o Gorgonzola Tirolez, com auxílio de um garfo, e misture com metade do Creme de Ricota Tirolez. Incorpore as nozes e use esta mistura para rechear as metades de pera, colocando-as em uma travessa.

Em uma panela pequena, leve ao fogo o restante do Creme de Ricota Tirolez, o sal e a pimenta, para aquecer. Despeje o molho sobre as peras e sirva em seguida, acompanhando uma carne vermelha.

Rendimento: 4 porções

Tempo de Preparo: 20 minutos

 

Leave your comment