Receitas ideais para os dias de calor

A confeiteira Lu Bonometti, autora do livro Biscoito ou Bolacha, ensina a preparar duas receitas ótimas para o verão. São elas o biscoitinho de uva passa e vinho branco e o sanduíche de sorvete. Veja abaixo como fazer essas duas delícias:

Biscoitinho de Uva Passa e Vinho Branco

Ingredientes:

– 2/3 de xícara (90 g) de uva-passa escura sem semente

– 13/4 xícara (220 g) de farinha de trigo

– 1 colher (chá) de fermento químico em pó

– 1/2 colher (chá) de sal

– 1/2 xícara (100 g) de açúcar

– 60 g de manteiga fria e cortada em pedaços pequenos

– 1 ovo

– 3 colheres (sopa) de vinho branco seco

– raspas da casca de 1/2 laranja

 

Modo de preparo:

Amoleça a uva-passa em uma tigela com água quente por 10 minutos. Escorra e seque com papel-toalha. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Junte a manteiga e forme uma farofa com os dedos. Quebre o ovo em outra tigela e bata levemente para misturar clara e gema. Adicione a ele o vinho e as raspas de laranja.

Junte o ovo à farofa de manteiga, amassando até formar uma massa lisa e homogênea. Junte as passas e amasse novamente até que fiquem bem distribuídas. Faça um disco com a massa, envolva em filme de PVC e leve à geladeira por 30 minutos, ou até firmar. Pré-aqueça o forno a 190 °C. Tire a massa da geladeira e, com um rolo, abra até ficar com a espessura aproximadade 0,5 cm. Corte com um cortador de cerca de 3 cm e coloque em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Leve ao forno por cerca de 12 a 15 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar e conserve em um pote com boa vedação.

 

Sanduíche de Sorvete

Ingredientes:

– 1 pote de sorvete de sua preferência

– Filme PVC

– Papel alumínio

– Biscoitos na quantidade desejada

 

Modo de preparo:

Pegue uma assadeira que caiba no seu congelador e forre-a com papel-manteiga. Tire o sorvete do congelador e deixe chegar à consistência de servir. Vá tirando

porções de sorvete do pote e colocando na assadeira. Espalhe o sorvete para obter uma camada homogênea com a altura desejada. Eu recomendo dois dedos.

Cubra com filme de PVC ou papel-manteiga e leve ao congelador de novo até ficar completamente endurecido. Com um cortador de diâmetro igual ou um pouco menor do que o biscoito que você vai usar nos sanduíches, corte discos de sorvete. Coloque os discos de sorvete entre dois biscoitos, formando o sanduíche.

Embrulhe em papel-alumínio ou coloque em um pote que vede bem e leve ao congelador até a hora de servir.

Leave your comment