Franquia nordestina cresce fora do Brasil

Faz um bom tempo que o açaí, a famosa super fruta da região amazônica, conquistou o Brasil. E agora essa fruta vai alcançar vários lugares do mundo. É nisso que os sócios da Açaí Concept, o português Miguel Teixeira e o brasileiro Rodrigo Melo, apostam. A marca surgiu há mais de três anos em Maceió (AL) e já possui quase 300 estabelecimentos espalhados pelo Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Os sócios tiveram a ideia de unir os seus perfis empreendedores num negócio inovador, dentro do conceito de fastfood saudável. “O que fizemos foi pegar o açaí, fruta de muitas qualidades e que já é apreciada tanto em lugares quentes, como frios, com uma roupagem moderna, conceito inovador simples e higiênico”, posiciona Miguel Teixeira, diretor presidente do Grupo Concept Franchising, corporação responsável pela consultoria, formatação e expansão de novas franquias.

Em Portugal, a primeira loja foi inaugurada há um ano e meio e teve lucros desde o primeiro mês. Atualmente, já são oito estabelecimentos em operação no País, sendo três lojas de rua e cinco quiosques em shoppings, nas regiões de Lisboa e do Porto. “O consumidor português é louco por nosso produto. Tanto que 82,5% dos consumidores que provam pela primeira vez, voltam para consumir e trazem amigos e familiares”, explica Paulo Siqueira, franqueado master da Açaí Concept em Portugal e na Espanha, onde a franquia fixou uma loja em Barcelona.

Ainda de acordo com Siqueira, até o final de fevereiro, mais oito unidades da marca devem ser inauguradas: “o projeto é até 2020 termos 100 estabelecimentos em Portugal e 300, na Espanha, para depois expandirmos para outros países da Europa”. Além disso, para os padrões da Península Ibérica, a franquia da Açaí Concept tem o melhor custo e benefício. “O retorno do capital investido é rápido e os percentuais de rentabilidade na Europa são elevados”, projeta o franqueador master.

Nos Estados Unidos, uma loja já está em funcionamento, no Estado da Flórida, e uma outra deve começar a funcionar em dois meses. Além disso, outras nove lojas já foram vendidas em Orlando e uma delas já tem o ponto definido.

A expectativa para a América do Norte também é de uma expansão rápida já que os americanos têm provado e aprovado o açaí brasileiro. Segundo Arthur Rocha, franqueado master da Açaí Concept na Flórida, o consumo de açaí tem crescido muito nos Estados Unidos.

“Acredito que teremos o mesmo boom que houve no Brasil. A previsão para a Açaí Concept é de abrir mais 50 lojas em dois anos, pois os norte-americanos querem ter um estilo de vida mais saudável, consumindo produtos saborosos”.

Além da qualidade do produto, o modo como ele é servido é um dos principais diferenciais da franquia brasileira. A pouca complexidade na gestão de cada operação e a padronização na forma de servir são outras características que atraem para o investimento. “Os nossos concorrentes usam o processo antigo de balde de sorvete e o produto é retirado com uma espátula. No nosso caso, o _frozen_ do açaí sai da máquina em alguns segundos, garantindo a higienização do produto já que não há manipulação direta do alimento. Outra vantagem é que servimos em copos e não em tigelas, então o cliente pode levar para comer no caminho de casa ou do trabalho”, identifica Rocha.

A empresa informa que para abrir uma franquia da Açaí Concept, na Europa, o investimento gira em torno de € 60 mil, com tempo médio de retorno do capital investido de 15 meses. Além disso, o lucro líquido por mês varia de € 3,5 mil a € 7 mil, dependendo do formato: totem, quiosque, street food ou loja.  Nos EUA, a taxa de franquia é de US$ 20 mil, o custo total do investimento varia entre US$ 40 mil e US$ 140 mil, e a previsão para retorno do capital investido é de dois anos.

 

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