Três Jeitos Modernos de Comer Homus

Inovar na cozinha nem sempre é algo fácil, imagina no tradicional Homus? A pasta árabe, composta originalmente de grão-de-bico, ganhou novas cores e sabores na cozinha de Anna Jones, cozinheira britânica e pupila de Jamie Oliver. No livro “Um jeito moderno de comer” ela aposta no brasileiríssimo feijão preto e até mesmo na ervilha para preparar a iguaria árabe.

Para quem deseja testar o resultado em casa, extraímos três receitas fáceis e descomplicadas do livro da cozinheira. Abaixo seguem as receitas.

 

Três Jeitos Modernos de Comer Homus

Receitas

Homus de feijão-preto e sementes de abóbora

1 lata (400 g) de feijão preto

1 pimenta verde sem o cabo e grosseiramente picada, mais pimenta picada, o suficiente para finalizar

Um maço pequeno de coentro grosseiramente picado, mais coentro picado, o suficiente para finalizar

Raspas da casca e suco de 1 limão

1 colher (sopa) de xarope de bordo ou melado de cana

Um bom punhado de sementes de abóbora

Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Um bom fio de azeite de oliva

Uma combinação mexicana clássica por uma razão – é muito apreciado e delicioso com tortilhas chips feitas em casa. Coloque todos os ingredientes, à exceção da quantidade extra de pimenta e coentro no processador e bata até obter a textura desejada. Prove e adicione mais sal e pimenta-do-reino, se desejar, e mais azeite ou água, se estiver muito espesso. Transfira para uma tigela. Misture a pimenta e o coentro extras com um pouco de azeite e regue a mistura.

 

Homus de feijão-manteiga, amêndoa e alecrim

1 lata (400 g) de feijão-manteiga escorrido

Raspas da casca e suco de 1 limão-siciliano

Um punhado de amêndoas inteiras

2 ramos de alecrim, folhas escolhidas

2–3 colheres (chá) de leite de amêndoas ou água

Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Um belo fio de azeite de oliva

Algumas amêndoas inteiras, tostadas e picadas, para finalizar

Aqui, juntam-se o alecrim e as amêndoas, à moda italiana. É ótimo para iniciar uma refeição, com algumas fatias de pão chamuscadas ao fogo, regadas com azeite. Eu preparo as minhas com amêndoas cruas, mas as amêndoas tostadas acrescentam um sabor defumado, por isso, experimente ambas. Junte todos os ingredientes, à exceção das amêndoas tostadas, em um processador bata até obter uma mistura tão macia quanto queira. Adicione um pouquinho de água, se necessário, até obter uma boa consistência. Finalize com as amêndoas tostadas e outro fio de azeite de oliva.

 

Homus de ervilha e ervas verdes

300 g de ervilhas congeladas

Um maço pequeno de hortelã fresca

Um maço pequeno de manjericão fresco

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem de qualidade

Raspas da casca e o suco de 1 limão-siciliano

Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Quem disse que não se pode fazer Homus com ervilha? Eu, não. Espalhe-a sobre uma bruschetta ou finalize um simples risoto; as sobras podem até mesmo ser misturadas ao macarrão. Esta receita as crianças adoram. Às vezes adiciono um abacate para ter um pouco mais de cremosidade. Favas também funcionam nesta receita. Uso ervilhas frescas na primavera – no resto do ano, as congeladas são nossas aliadas. Despeje as ervilhas em uma tigela e cubra-as com água fervente. Deixe descansar por um minuto, então escorra. Coloque-as no processador com os demais ingredientes até obter uma pasta verde-clara (um triturador manual também funciona). A seguir, prove e tempere com mais sal e pimenta-do-reino ou limão, se necessário.

 

 

 

Leave your comment