Sebrae apresenta análise do setor do café em Pernambuco

Empresas locais assumem a liderança do comércio no estado e crescimento deve continuar

De acordo com o último Boletim Setorial do Agronegócio construído pelo Sebrae-PE, a Região Metropolitana do Recife (RMR) destaca-se no mercado para cafés especiais. Para conhecer melhor a realidade desse segmento em Pernambuco, o Sebrae-PE elaborou um diagnóstico com dados de 43 estabelecimentos, entre delicatessens, cafeterias e hotéis de quatro e cinco estrelas, localizados na RMR. Buscou-se, por meio desse levantamento, conhecer melhor os canais de comercialização do produto, bem como o perfil mercadológico do café pernambucano.
 
De acordo com Valéria Rocha, analista do Sebrae-PE responsável pelo Programa de Alimentos e Bebidas da instituição, o mercado do café, como um todo, deve permanecer em crescimento. “É cada vez mais comum as pessoas optarem por seus encontros, reuniões sociais e de trabalho, regados ao cafezinho em ambientes intimistas e aconchegantes de cafeterias, especialmente as que prezam pelo café especial, com grãos selecionados, o que fortalece o segmento. Por isso, o setor mantém-se em franca expansão em todo o mundo. Assim, acredito que o mercado continuará aquecido. As empresas podem consolidar-se ainda mais com o direcionamento de esforços voltados para a manutenção da força mercadológica do café, alinhando a isso o foco na qualidade como diferencial”, afirma.
 
De acordo com o diagnóstico do Sebrae-PE, em relação à venda do café especial, metade das empresas entrevistadas afirmou comercializar o produto. 46% das delicatessens que participaram do estudo comercializam cafés especiais, 50% dos hotéis, 64% das cafeterias, 50% dos demais estabelecimentos. De acordo com o diagnóstico, já atualizando os dados para 2018, os estabelecimentos que comercializam café especial consomem juntos, em média, 1 tonelada por mês.
 
Quanto à forma, o produto é comprado moído em 50% dos estabelecimentos. A opção de compra apenas em grãos, para moer na hora do consumo, é feita por 39% das empresas. Destas, metade é cafeteria. Demais citações recaem nas duas opções (grãos e moído). A frequência do pedido junto aos fornecedores é, em grande parte, mensal (40%) ou quinzenal (40%), havendo ainda estabelecimentos que realizam o pedido do produto toda semana (20%), predominando as cafeterias, por valorizarem o café mais novo e “fresquinho”. Não existe sazonalidade na hora da compra, apesar de existir na plantação. Os estoques dos produtores são suficientes para que o mercado não fique sem produto.
 
Em 2011, a maior parte das marcas comercializadas na RMR vinha da Região Sudeste, com destaque para os Estados de São Paulo e Minas Gerais (55% e 25%, respectivamente, de representação). Em 2018, as empresas Pernambucanas juntas já assumiram a liderança do comércio do café no estado. As principais marcas são a Kaffe, a Brejo, Grão Chefe, Cordel Café e a Yaguara, de Taquaritinga do Norte.
 
O conhecimento sobre a plantação de café no estado de Pernambuco ainda é pequeno, já que apenas 22% dos consumidores afirmaram saber da sua existência. Analisando especificamente as cafeterias, este percentual sobe para 40%. Sobre a intenção de compra, praticamente 70% dos entrevistados estão propensos a comprar café especial produzido em Pernambuco. Taquaritinga do Norte, no Agreste Pernambucano, é o maior produtor de café no estado. O município é responsável por mais de 1/3 do café produzido aqui. Logo atrás dele estão Garanhuns e Brejão, na segunda e terceira colocação respectivamente. Mesmo com a supremacia das cidades do Agreste na produção local do café, há registros, segundo o IBGE (2009), de produção em Triunfo, Exu, Santa Cruz da Baixa Verde e Moreilândia, localizadas no Sertão. O cenário deve mudar em 2019, quando as colheitas das plantações de 2017/2018 serão feitas.
 
Os últimos levantamentos do IBGE apontaram um aumento do consumo nos últimos anos, tendência que não deve ser invertida. Só para se ter uma ideia, segundo levantamento realizado pela Abic (2009), em Pernambuco existem pelo menos oito empresas de torrefação de café que ajudam a dar dinamicidade nessa cadeia produtiva. Falando em aumento do consumo, uma melhor estruturação do setor se faz necessária. Esse avanço deve começar no campo, onde a preferência pela qualidade pode nortear a produção, da plantação à colheita. O interesse de parte do mercado por um grão de maior qualidade exige que a planta e seus frutos sejam saudáveis e produtivos, sendo preciso maior esforço dos produtores neste sentido.

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