Projeto gastronômico reúne sabores do Acre e de Pernambuco no Centro do Recife nesta quarta-feira

 
Sabores e ingredientes do Acre, Arcoverde e Olinda estarão reunidos na primeira edição do projeto gastronômico Cozinha de Amor Livre, que ocorrerá nesta quarta-feira (9), a partir das 20h, no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife. Com tema “Cozinha de Origem”, o primeiro jantar da proposta gastronômica será no Vapor Comedoria.

A proposta é dialogar as cozinhas de raiz de ambos os estados, a partir das vivências afetivas e familiares das chefs. A cozinha contemporânea, por sua vez, se fará presente na criatividade do diálogo dos temperos e dos ingredientes, assim como na apresentação dos pratos, em uma estética contemporânea e com liberdade de criação.
 
O menu, produzido por Priscilla Gomes e Thaís França nessa edição, será composto por propostas diferenciadas de entrada e prato principal, com opções veganas e vegetarianas. Mas o encontro das duas cozinhas será concretizado em uma sobremesa única e conectada com suas diversidades. Entre os pratos, ceviche de manga rosa, nhoque de tapioca, risoto de tucupi e o criativo bolo de rolo de cupuaçu, que poderão ser experimentados nas combinações da noite.
 
O Cozinha de Amor de Livre é encabeçado pelas cozinheiras Priscila Malafaia e Priscilla Gomes, ambas de Pernambuco e sócias da Vapor Comedoria, e Thaís França, acreana e sócia da Girassol – Cozinha Itinerante, todas residentes em Recife. O encontro resulta em uma fusão arcoverdense-olindense-acreana, essência dessas três mulheres que representarão suas diversidades nos pratos.
 
Segundo a cozinheira Priscilla Gomes, uma das idealizadoras, o norte do projeto é a liberdade. “A liberdade de criação e amor na cozinha leva a infinitas formas de criar e recriar o que já existe. É algo que também vamos fazer em outros jantares. Esse primeiro tema, ‘Cozinha de Origem’, traz a minha essência de Arcoverde, do Sertão, e de Thais, que é do Acre. O Cozinha de Amor Livre é um projeto que não está fechado a nenhuma idealização e que pode ser feito do jeito que nós quisermos, desde que com amor”.
 
Outro objetivo, explica Gomes, é também ocupar as ruas e movimentar as noites do Centro do Recife, com muito amor, a partir de vivências gastronômicas criativas e inovadoras.
 
Noite com Vinil – A noite de jantar também será regada a muito vinil. Álbuns de cantores e bandas como Ave Sangria, Beatles, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Geraldo Azevedo e Gilberto Gil ambientarão os sabores propostos pelo Cozinha de Amor Livre.
 
Confira o cardápio da noite:
 
Chefs: Priscilla Gomes e Thaís França
 
ENTRADA
 
MENU 1. Ceviche de manga rosa com pipoca de feijão verde
 
MENU 2. Chips de raízes com pasta de banana da terra
 
PRATO PRINCIPAL
 
MENU 1. Nhoque de tapioca com purê de jerimum defumado, charque crocante e melaço de rapadura com pimenta
 
MENU 2. Risoto de tucupi com medalhão de shimeji e pesto de jambu
 
SOBREMESA Bolo de rolo de cupuaçu com sorvete de tapioca e farofa castanha do Brasil
 
SERVIÇO
Projeto Cozinha de Amor Livre – 1ª Edição: “Cozinha de Origens”
Data: 9 de abril, a partir das 20h
Local: Vapor – Cozinha Contemporânea: Rua Rocha Pita, 108, Santo Amaro
Reservas e informações: (81) 3423 7749
 

Leave your comment