Uruguai: Festival Tannat com Cordeiro, “Noche de San Juan” e Copa do Mundo são um convite ao vizinho

Para os que vão ao Uruguai em junho, ou estão em busca de algo divertido, vale a pena prestar atenção nas dicas que preparamos. O vizinho, além de celebrar a Copa do Mundo como nós, têm festivais e noites de festas bem tradicionais e modernas. Isso tudo porque no mês de junho acontecem duas celebrações nacionais extremamente uruguaias: O Festival do Tannat com Cordeiro e a “Noche de San Juan”.

Celebrado nos dias 2 e 3 de junho, o Festival do Tannat com Cordeiro é um evento enogastronômico, que traz aos visitantes o que chamam da harmonização perfeita – o casamento entre os vinhos feitos com a emblemática cepa uruguaia e a carne de Cordeiro. Uma oportunidade imperdível para aprender sobre a diversidade das vinícolas da família uruguaia, uma vez que cada um dos empreendimentos apresenta sua própria visão desse casamento, por meio de seu cultivo e pratos apresentados nos cardápios.
No fim de junho, 23 e 24, acontece a “Noche de San Juan” – para nós São João. Celebrada desde o século XVIII, a festividade tem origem espanhola e na última década ganhou maior representatividade no vizinho. Principalmente na capital e interior uruguaio, onde vários festivais acontecem e é possível desfrutar da fogueira, do vinho e boa música. A principal distinção entre a versão uruguaia e a europeia é que, enquanto no hemisfério norte é uma celebração de verão, o vizinho apresenta o festival como boa opção para receber o inverno.
Além das duas celebrações, iniciando no dia 14 de junho está a Copa do Mundo, se o visitante estiver por lá poderá contar com bares, que realizarão a transmissão dos jogos como gostam os brasileiros. Um desses estabelecimentos é o tradicional Bar Facal, que tem Chopp gelado e o imperdível sanduiche Chivito – um marco da culinária uruguaia. http://www.facal.com.uy/
A programação de algumas vinícolas de Rivera, Canelones, Maldonado e Montevidéu pode ser conferida no site da associação “Los Caminos del Vino”, www.loscaminosdelvino.com.uy e demais estabelecimentos no link: http://www.bodegasdeluruguay.com.uy/agenda/2018-06.
Já para o lado de Colônia e Carmelo, diversos estabelecimentos participarão das festividades e a vinícola CampoTinto está dentro, oferecendo programação para o Tannat com Cordeiro e “Noche San Juan”, as informações estão disponíveis em serviços. No país é inverno, mas as dicas são quentes.
Serviços:
Bar Facal: www.facal.com.uy
Endereço: Av. 18 de Julio 1249, 11100 Montevideo, Uruguai
Horário: Aberto até 01:00
Telefone: +598 2908 7741
CampoTinto: www.campotinto.com.uy
• 2 de junho – cordeiro grelhado com legumes grelhados, buffet de saladas e sobremesa. Os vinhos serão o CampoTinto Reserva – 2016, Gran Reserva – 2016 e licor de Tannat.
• 3 de junho – almoço “Cazuela” de cordeiro com Tannat.
• 23 de junho – churrasco com legumes grelhados, saladas e sobremesas, incluindo o nosso vinho Blend 2016. Médio e Médio (bebida tradicional uruguaia metade vinho branco e metade espumante), Gran Reserva e licor Tannat. A fogueira começa às 19:30 hs.
Festas tradicionais – Noche de San Juan
• Fogueira de San Juan na Plaza Varela: Descendentes da comunidade catalã e parentes se reúnem na praça no final da tarde para fazer uma imensa fogueira. Fogos de artifício, músicas e danças típicas animam a festa. A bebida que acompanha a festa é geralmente o Cremat, uma bebida catalã com base em rum queimado com canela e cravo de olor.
Local: Plaza Varela. Boulevard Artígas.
• Las Noches Bárbaras: Como parte das comemorações de San Juan, Madrid e Montevidéu juntas fazem inverso e verão se misturarem, as duas cidades uma em cada lado do mundo, realizam a festa de San Juan. Nessa noite, mais de 20 bandas e solistas tomam os principais espaços do Centro Cultural de Espanha na capital uruguaia e Madrid. O grande festival de música de rua já centenas de artistas de todos os estilos e formatos na capital uruguaia. Milhares de pessoas que têm desfrutado da rua música ao vivo.

Leave your comment