Para celebrar o Dia Nacional do Café prepare uma Torta Mousse de dar água na boca

Você sabia que desde 2005, dia 24 de maio é comemorado Dia Nacional do Café?  Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) o grão é uma paixão nacional, sendo consumido por aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos. Seja um café expresso ou um capuccino, não há dúvidas de que a bebida é sucesso nos quatro cantos do País, mas você já experimentou essa delícia em sobremesas?

Pensando nos fãs de café, a marca Fortaleza e a Revista Malagueta ensinam a preparar uma incrível Torta de Mousse de Café. Com sabor intenso e exótico, essa é a sobremesa ideal para quem gosta de fugir dos sabores já tradicionais como chocolate, morango ou maracujá.
 
Veja abaixo o passo a passo da receita e convide os amigos apaixonados por café para experimentar a sobremesa. Vai fazer o maior sucesso!
 
Como fazer Torta Mousse de Café
Ingredientes: 
½ embalagem de Biscoito Água e Sal Fortaleza (400g)
1 embalagem de Fortaleza Tortinhas Chocolate (150 g)
1 xícara (chá) de Margarina Puro Sabor em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
 
Mousse de Café:
250g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) Margarina Puro Sabor
8 colheres (sopa) de açúcar
6 ovos
2 colheres (sopa) de café solúvel, diluído em ½ xícara de água
2 gotas de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de licor de café 
Calda de Chocolate:
200 g de chocolate meio amargo
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de Margarina Puro Sabor
250 ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de amido de milho
 
Modo de Preparo:
Prepare a massa. Leve ao processador o biscoito água e sal e bata até obter uma farofa. Despeje em uma tigela funda, junte a margarina, o açúcar mascavo e amasse bem com os dedos para ligar tudo.
Forre o fundo de uma forma desmontável (25 cm de diâmetro). Leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor. Retire do forno e reserve.
Prepare a mousse de café. Derreta o chocolate meio amargo com a margarina em banho maria ou no micro-ondas (potência média por 4 minutos) e deixe esfriar.
Passe as gemas pela peneira, leve-as à batedeira com o açúcar e bata até ficarem esbranquiçadas. Acrescente o chocolate derretido, café diluído em ½ xícara (chá) de água, a gotas de essência de baunilha e o licor de café e reserve.
Bata as claras em neve e misture com o creme de café com a ajuda de uma espátula, mexendo delicadamente para a mousse ficar fofa e reserve.
Prepare a calda de chocolate. Em uma panela pequena, leve ao fogo o chocolate meio amargo, açúcar mascavo, a margarina, o creme de leite fresco, amido de milho e mexa até tudo ficar bem derretido. Reserve.
Com a ajuda de uma colher acomode a mousse de café sobre a massa e leve à geladeira por 3 horas. Retire da geladeira, desinforme, despeje a calda por cima e enfeite as laterais com biscoito Tortinhas de Chocolate, decore com raspas de chocolate e sirva a seguir.
 
Rendimento: 15 porções
Preparo: Forno & Fogão, Micro-ondas e Geladeira
Tempo de Preparo: 30 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Calorias por Porção: 523 kcal

Leave your comment