Recife ganha seu primeiro café-bar-escola

 
A cidade vai ganhar o seu primeiro café-bar-escola, um centro de ensino e especialização do universo da cerveja, café, cachaça, vinhos, mixologia e da gastronomia.
Um lugar para experimentar, aprender e ensinar. Ir além do prazer de comer bem. Compartilhá-lo com clientes, ao mesmo tempo em que alunos aprendem. É o Espaço BKB – Babylon Kaffe Bar, uma parceria do Kaffe Torrefação e Treinamento com a cervejaria artesanal pernambucana Babylon, que inaugura em junho na Zona Sul do Recife. A inauguração acontece no próximo dia 11 de junho de 2018, às 20h, para convidados, e dia 13 de junho para o início dos cursos e atendimento ao público em geral.
 
O Espaço BKB vai funcionar na Rua Capitão Rebelinho, 735, no bairro do Pina. Abrigará uma área de coffee bar, que será alimentada e operacionalizada por alunos preparados e qualificados no centro de ensino. As turmas terão aulas teóricas e, nas práticas, atuarão diretamente no coffe bar, exercitando o que aprenderam em sala de aula. E sendo avaliados pelos clientes do espaço, que poderão interagir com os criadores. A cada nova turma, toda uma transformação do cardápio de pratos e drinks, com novas criações de alunos e mestres.
 
O bar e a cozinha, portanto, nunca serão os mesmos . “Buscamos ser um centro de referência de formação e capacitação. Queremos qualificar o conhecimento e a cultura das pessoas que vivem a gastronomia. Ser um espaço de criação e inovação gastronômica, com muita qualidade. Por isso a parceria com instituições de ensino e profissionalização”, explica o beer sommelier Edson Freitas, da Cervejaria Babylon. O BKB terá o mesmo aconchego do Kaffe da Avenida Conselheiro Aguiar, endereço onde o projeto de café conceitual nasceu, com uma diferenciada carta de cervejas artesanais, cachaças e vinhos. E, ainda, um cardápio de comidinhas harmonizadas . Por trás dessa estrutura, alunos aprendendo e se qualificando.
 
TIME DE PESO
O Kaffe e a Babylon não chegam sozinhos. Na lista de professores, parceiros e apoiadores, nomes de peso do cenário de alimentos e bebidas, além de renomadas instituições de ensino profissionalizante. Começamos com o chef César Santos, que apadrinha o projeto. Entre os professores, a barista Lidiane Santos comanda as aulas e criações com café ao lado do mestre de torra Eudes Santana, ambos do Kaffe. Sobre cachaças, o conhecimento é levado por Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre, e Margareth Rezende, presidente da Associação Pernambucana de Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar). Filipe Magalhães e Edson Freitas, beer sommeliers, ensinam as possibilidades das cervejas artesanais. Mixologia é com Júnior WM e vinhos e espumantes com as sommelieres Mariana Dubeaux e Lorrayne Riccobene. Na gastronomia, o professor e consultor gastronômico Robson Lustosa.
 
Entre os cursos e oficinas que serão oferecidos no café-bar já no mês de inauguração, história e tradição da cachaça, técnicas de produção e harmonização; o básico do vinho e sua armazenagem; práticas de boa harmonização com cervejas e produção de cerveja caseira; histórias, conceitos, aplicações e tendências do cocktail; barista para coffe lovers, barista profissional e degustação e harmonização do café.
“O principal objetivo do BKB é ir além da experiência degustativa promovida pela boa gastronomia e pelo vasto universo das harmonizações possíveis. A missão do café-bar-escola vai ser cumprida a cada nova turma certificada em suas salas de aula. Estamos comprometidos com a profissionalização e o amadurecimento do mercado de bebidas e da gastronomia”, pontua Eudes Santana, do Kaffe Torrefação e Treinamento. Os alunos vão aprender desde a elaboração de cardápio, passar pela criação de bebidas e pratos, até a apresentação final ao cliente.
 
Entre as instituições que serão parceiras e já levarão seus alunos para usufruir do Espaço BKB estão o Senac, a FBV e o curso de hotelaria e gastronomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O PRINCÍPIO DE TUDO
O Kaffe Torrefação e Treinamento dissemina a cultura do café especial e a Babylon Cervejaria Artesanal é conhecida por recriar receitas tradicionais adicionando o mais autêntico sotaque pernambucano. Duas empresas genuinamente pernambucanas, conhecidas por evidenciar e valorizar a expertise de Pernambuco no setor.
 
Tudo começou em 2017, com o encontro de duas bebidas favoritas dos brasileiros – o café e a cerveja. O Kaffe e a Babylon criaram a Babylon Kaffe Amber Lager, que leva na sua composição o cold brew coffe do Kaffe Torrefação e Treinamento. O cold brew é uma técnica a partir da qual o café é extraído a frio, o que permite que características sensoriais como o dulçor, as notas de acidez e a força do aroma sejam preservados. O resultado é uma cerveja de corpo leve, refrescante, com aroma e sabor complexos, o que é fruto da mistura entre o malte, o lúpulo e o cold brew de café. E a parceria decolou até a criação do Espaço BKB.
 
CONHEÇA O KAFFE
O Kaffe é um projeto pensado a partir da necessidade das cafeterias e consumidores em obter cafés frescos e de qualidade. O conceito baseia-se na chamada Terceira Onda do Café, um movimento no mercado de cafés especiais, marcado por significativa mudança de percepção do produto, que passou a ser considerado tão ou mais complexo que o vinho, sazonal, exclusivo e singular.
 
Trazemos para o Nordeste cafés de diversas regiões brasileiras e com características sensoriais diferentes (achocolatados, cítricos, frutados, entre outros). O Kaffe é um espaço sensorial do café, onde são realizados treinamentos para baristas, empreendedores de cafeterias e coffee lovers.
CONHEÇA A BABYLON
Receitas do mundo, com sotaque pernambucano. Essa é a concepção da cervejaria artesanal Babylon. É uma cervejaria que nasceu para resgatar a tradição das grandes escolas cervejeiras do mundo. Mescla a criação de cervejas de estilos clássicos, mundialmente famosos, unindo a inovação e criatividade de cervejeiros de panela.

Leave your comment