Destilaria subterrânea é a nova casa da The Macallan

Casa de um dos single-malt mais desejados do mundo desde 1824, Easter Elchies recebeu no início deste mês a nova destilaria The Macallan. A Edrington investiu 500 milhões de libras esterlinas na marca, dos quais 140 foram dedicados a edificação. O restante será direcionado para a produção e armazenagem dos whiskies, e particularmente, nos barris de carvalho envelhecidos com jerez produzidos pela marca.

Essa é a primeira destilaria em Speyside criada por um escritório de arquitetura aclamado globalmente. A Rogers Stirk Harbour + Partners, que fez o projeto de Heathrow, aeroporto de Londres, foi escolhida para conduzir o projeto depois de uma concorrência internacional. Com o máximo objetivo de não interferir na paisagem cuja área verde é protegida, a destilaria é subeterrânea e apenas uma parte fica na superfície. O teto é uma impactante peça da arquitetura contemporânea, com grandes ondas similares às antigas colinas escocesas e cobertas por grama verde e permitindo a entrada de luz natural.
Os materiais naturais – pedra local, madeira e o telhado vivo de prado – bem como o design paisagístico não só evocam o ambiente e os ingredientes da produção de whisky, como também servem para proporcionar uma viagem atmosférica ao visitante. Um grupo de consultores especializados foram escolhidos omeados para apoiar o design interio, incluindo o Atelier Bruckner, Concept Bars e Modo +.
Anunciada em 2012, a construção foi realizada pela Robert Construction e envolveu 25 empreiteiros e mais de 400 especialistas de 20 diferentes áreas no local. As obras tiveram início em dezembro de 2014 e o primeiro whisky percorreu os alambiques em dezembro do ano passado. As portas serão abertas para os apaixonados fãs da marca dia 2 de junho. A expectativa é dobrar o número de visitantes no primeiro ano de abertura e que o crescimento continue nos seguintes. A nova destilaria permitirá também aumento de até um terço na produção de The Macallan. Os novos alambiques foram fabricados pela caldeireira escocesa Forsyths, que vem produzindo os distintos e “excepcionalmente pequenos” alambiques para a The Macallan desde os anos 1950.
Para Ian Curle, CEO da Edrington, a ocasião é emocionante para o grupo e para The Macallan. “A qualidade insuperável do The Macallan está em alta demanda e enfrentamos o futuro com confiança com esta nova destilaria. É um investimento autêntico, permanente e ambicioso que irá corresponder às expectativas do consumidor para as futuras gerações. Quando as portas abrirem em junho, esperamos que essa nova aposta The Macallan traga benefícios significativos para a indústria do turismo, as exportações de uísque escocês e a economia ”, comenta.
A nova destilaria em números:
•£140m de investimento e criação de 60 novos empregos
•Durantes a construção, mais de 400 especialistas em 20 diferentes áreas trabalharam no local
•O projeto levou 3 anos e 6 meses para ficar pronto (Dezembro de 2014 – Maio 2018)
•O teto é uma das mais complexas estruturas no mundo, com 1800 vigas simples, 2500 diferentes elementos e 380 mil componentes sendo que quase nenhum é igual a outro.
•A nova destilaria permitirá um aumento na produção de The Macallan em aproximadamente 1/3.

Leave your comment