Apreenda como preparar um delicioso chantilly

Leve e muito versátil, o chantilly é aposta certeira para deixar doces e sobremesas ainda mais gostosos. Seu preparo é simples e leva apenas dois ingredientes, creme de leite e açúcar.

Para garantir a consistência perfeita do chantilly, alguns cuidados são necessários. “É muito importante que o creme de leite seja fresco, com pelo menos 35% de gordura e esteja bem gelado. O recipiente em que você irá bater o creme também deve estar gelado. Isso garante mais estabilidade e firmeza para o chantilly”, explica Ivy Oliveira, chef da Cozinha Experimento União.
Na hora de bater os ingredientes também é preciso atenção. “Não existe uma média de tempo, é preciso ficar de olho na consistência, que deve ser firme, formando picos. Cuidado para não bater excessivamente ou você pode acabar com manteiga ao invés de chantilly”.
Delicioso com frutas frescas, o chantilly também pode ser utilizado para rechear ou cobrir bolos e finalizar doces como cupcakes e pavês. Caso deseje saborizar seu creme, você pode acrescentar essência ou fava de baunilha, raspas de laranja e limão ou adicionar chocolate em pó.
Para você preparar essa delícia em casa sem erro União preparou um passo a passo em vídeo. Além disso abaixo você confere uma seleção especial de preparações com chantilly (tanto com açúcar, quanto com sucralose).
 
 
Receita de chantilly
Capacidade de xícara: 200 ml
Tempo de geladeira: 6 horas
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total: 6 horas e 5 minutos
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
1 xícara (chá) de Creme de leite fresco e gelado (200 ml)
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro UNIÃO GLAÇÚCAR (30 g)
Modo de preparo:
 
1. Deixe a tigela da bateira na geladeira ou freezer por 20 minutos.
2. Retire a tigela da batedeira da geladeira e adicione o creme de leite e o açúcar de confeiteiro UNIÃO GLAÇÚCAR e bata em velocidade média até formar picos firmes.
3. Sirva em seguida ou utilize da forma que desejar.
Dica:
 
Sempre utilize creme de leite fresco e com pelo menos 35% de gordura.
 
Cuidado na hora de bater o chantilly para que ele não vire manteiga.
 
Você pode saborizar o chantilly com essência de baunilha, fava de baunilha, raspas de laranja ou limão ou adicionar chocolate em pó.

Leave your comment