Como harmonizar cerveja com comida tailandesa

Extremamente surpreendente, graças a sua mistura de ervas, especiarias, frutas e ingredientes. A culinária tailandesa consegue reunir, em um só prato, a picância, acidez, doce e salgado. Dessa maneira, a harmonização com bebidas não é uma tarefa das mais fáceis. Difícil saber, dentre tantos sabores, qual o ideal para conferir uma experiência harmônica ao paladar.

“ Comida tailandesa é conhecida pela mescla de sabores e uma das características fortes é o fato de ser picante. Quando encontramos pratos muito apimentados, recomendamos o estilo IPA, que consegue potencializar e realçar o sabor da pimenta da refeição”, afirma o sommelier de cerveja da Debron Bier, Ângelo Nunes. “Na Tailândia as refeições quase sempre são a
companhadas por chá, que por consistirem em uma bebida mais amarga, harmoniza bem com a mistura de sabores dos pratos”, afirma a chef do Tokai Express Guta Domenech.
Para pratos fortes, uma cerveja igualmente forte. Esse é o lema! Por isso a Indian Pale Ale (IPA) é talvez a cerveja mais recomendada, principalmente para quem quer acentuar as propriedades dos ingredientes do prato, em especial a Pimenta. “Com quantidade significativa de lúpulo, esta cerveja também tem alta concentração de álcool, o que a torna muito concentrada. Tudo isso provoca contrastes muito interessantes com sabores apimentados”, conclui Nunes.
 
A gastronomia tailandesa ainda é composta por uma quantidade enorme de temperos, como o alho, capim-limão, pimenta, cebola e limão. “Dentre a diversidade de temperos, o ingrediente que sempre está presente é a pimenta. Mesmo de forma discreta, junto ao açúcar mascavo, molhos salgados, curry e limão, a iguaria é o ponto forte da culinária”, finaliza Domenech.

Leave your comment