Malagueta pelo mundo – 3 destinos para quem ama frutos do mar

Não existe nada melhor do que degustar um prato fresco de frutos do mar em uma bela cidade costeira, mas essa experiência pode ficar ainda mais especial nos destinos a seguir:

Noruega
Todos já ouviram falar do tradicional bacalhau da Noruega, mas além dele, as águas frias e cristalinas do país oferecem uma infinidade de opções de pescados como mexilhões, vieiras, lagostins e muito mais. Em viagem pelo destino nórdico, vale a pena incluir uma visita a um mercado de peixes no roteiro, alguns dos principais estão localizados nas cidades costeiras de Bergen, Stavanger e Trondheim. Também é possível ter a experiência de pescar sua própria refeição como nos passeios de caça ao caranguejo-rei (espécie de caranguejo gigante) ou de pesca de bacalhau, que são realizados no norte do país. Alguns dos restaurantes especializados em frutos do mar mais bem avaliados da Noruega são o Fjord (em Oslo), o Cornelius (em Bergen) e o Fiskekompaniet (em Tromsø).
Mônaco
País à beira mar, Mônaco não usufrui apenas das belas paisagens e do clima do Mediterrâneo. Sua localização privilegiada também exerce forte influência na gastronomia do país. Com mais de 170 restaurantes diversificados que servem pratos internacionais, o principado também tem sua própria cozinha, uma fusão do sul da França (especialmente de Provence e Nice) e da Itália, além de uma grande variedade de peixes e frutos do mar. Um exemplo de especialidade local é o stocafi, um prato de bacalhau ensopado em molho de tomate, azeitonas e pequenos vegetais.
 
Não é difícil encontrar excelentes restaurantes, inclusive premiados, que servem pratos com frutos do mar. O La Marée é especializado em produtos marinhos e oferece um ambiente chique e ao mesmo tempo descontraído, com um menu refinado recheado de peixes nobres, ouriços-do-mar, lagostas e caranguejos-rei. Outra ótima pedida é o restaurante Elsa, 100% orgânico premiado com uma estrela Michelin. Seu “Tasting Menu” inclui quatro pratos com sabores do mediterrâneo, incluindo anchovas, lagostas e tamboris.
Seychelles
Por ser um arquipélago localizado em águas preservadas do Oceano Índico, Seychelles é o paraíso dos amantes de frutos do mar. A gastronomia creole é baseada principalmente em ingredientes marinhos – muito frescos – com temperos asiáticos picantes e influência da culinária francesa. Alguns dos pratos favoritos do país são o polvo, com molho de pimentões, gengibre e alho, e o fish curry, preparado com o peixe de cor avermelhada red snapper, também conhecido como bourzwa. Outros peixes populares são o job-zob, de carne branca; o atum, diferente do que conhecemos; as cavalas reais, denominadas kingfishou wahoo; e o karang. É possível experimentá-los de diversas formas nas ilhas, como fritos, assados, grelhados, ao curry, com legumes cozidos ou chutneys de frutas e legumes. Uma especialidade local bem diferente é o chutney de tubarão, preparado com pepino, limão, açafrão e outros temperos.
 
Hotéis como o sofisticado Maia Luxury Resort, em Mahé, oferecem um serviço de churrasco na praia ou outro lugar da preferência dos hóspedes, com um chef exclusivo e uma seleção de frutos do mar frescos, como peixes e mariscos.
 
Para saber mais sobre os destinos, acesse o escritório virtual da GVA, Bureau Mundo.

Leave your comment