Nova cerveja artesanal homenageia pouso do Zeppelin no Recife

Lançamento do novo rótulo abrigará exposição fotográfica com registros do pouso do dirigível no Recife, na década de 30

Em 22 de maio de 1930, às 19h35, desembarcava pela primeira vez no Recife o dirigível LZ 127 Graf Zeppelin, sendo também o primeiro veículo aéreo a cruzar o Oceano Atlântico, vindo da Europa para a América Latina. Para celebrar este momento histórico, será lançada hoje, na mesma data e horário, a cerveja artesanal Zeppelin Bier. A bebida foi elaborada ao estilo Kölsch, com inspiração nas tradicionais cervejas alemãs, mesmo país de origem da aeronave.

O evento será no recém-inaugurado Mercado da Torre. Além da apresentação e degustação da cerveja, o público também poderá conferir uma exposição fotográfica do pouso do Zeppelin no Recife, coordenada pelo artista plástico Jobson Figueiredo, responsável pela restauração da Torre do Jiquiá, único equipamento de atracação de dirigível ainda de pé no mundo. Ao final do evento, os organizadores prometem surpreender os convidados com novidades que serão lançadas com a marca Zeppelin Recife.

SOBRE A CERVEJA – Uma bebida inspirada em um veículo aéreo não poderia ter outra característica principal que não fosse a leveza. Criada dentro desse conceito, a Zeppelin Bier tem perfil aromático, apresentação e sabor mais leves do que as tradicionais artesanais. O estilo Kölsch, na qual ela se inspira, é bem peculiar da Alemanha. Tão leve, que chega a lembrar uma Pilsen. É considerada uma cerveja híbrida, por reunir características de fermentação Larger e Ale.

HISTÓRICO – Segundo relatos históricos, o LZ 127 Graf Zeppelin tinha 236 metros de comprimento e realizou grandes viagens no início do século 20. Para receber a primeira visita do Zeppelin, o Recife passou meses se preparando. Na época em que o dirigível desembarcou no Recife, o prefeito chegou a decretar feriado municipal. De acordo com os registros de jornais da época, cerca de 15 mil pessoas foram até o Jiquiá acompanhar a chegada da aeronave.

Leave your comment