Alquimia de sabores. Cervejarias apostam cada vez mais em ingredientes inusitados na composição das cervejas

Cacau, rapadura, banana, coentro, avelã. Cresce a quantidade de ingredientes regionais nas cervejas artesanais


Refrescantes, leves, amargas, puro malte. As cervejas artesanais chegam com receitas diferentes, e muitas já abusam dos ingredientes próprios da região, as vezes considerados inusitados ou estranhos, de acordo com o paladar do bebedor, a exemplo do cacau, rapadura, banana, jabuticaba, caju. “Ousar na composição da cerveja é um grande desafio. Saber misturar corretamente os ingredientes, fazendo com que exista um sabor único e harmônico é fundamental ”, afirma o sócio da cervejaria DeBron Bier, Eduardo Farias.

A criatividade e essa harmonia de sabores é admirada, no entanto deve ser feita com cautela. “É necessário ter cuidado na hora de combinar, para que não se lance no mercado uma cerveja sem identidade alguma. Com mix de ingredientes que não tem nada a ver e não se harmonizam”, afirma o outro sócio da cervejaria, Thomé Calmon . Desta forma, é preciso que o cervejeiro saiba a dose certa dos ingredientes, quantidades e a variedade que será utilizada na receita.

Cervejas que levam ingredientes especiais:

Weizen – É uma cerveja de trigo de alta fermentação, inspirada nas típicas receitas da Baviera, região sul da Alemanha. De coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz.

IPA – A DeBron IPA é uma cerveja forte e clara. Sendo um exemplo autentico do estilo americano Pale Ale fabricado no Brasil. Tem o amargor característico seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico.

Witbier – É um estilo típico da escola belga. leva trigo e tem textura saborosa e cremosa. É uma cerveja cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano.

Imperial Stout – Cerveja bem peculiar com um toque nordestino. A Imperial Stout tem em sua composição rapadura e amêndoas de cacau.

NutIPA – De cor marrom, é leve e vem com sabor suave e dulçor de amêndoas de avelã e cacau. Ela possui em sua composição adição de nibs de avelã e cacau, ingredientes bem presentes no aroma e sabor da bebida. Lúpulos cítricos e nuts também foram adicionados à receita, trazendo equilíbrio a bebida e deixando o amargor mais aveludado. A cerveja apresenta 6,5% ABV e 65 IBU.

Leave your comment