Um festival vegetariano pra ninguém botar defeito

chefrobsonlustosa
O chef Robson Lustosa assina o cardápio do festival Veggie’s Life

Você é vegano ou vegetariano ou simplesmente gosta deste tipo de comidinha saudável? Ok, mas me diz, que opções você tem para se deliciar de forma mais gourmet, com pratos bem elaborados contendo ingredientes selecionados, aqui em Recife? Praticamente nenhum, não é? Bom, não tinha! Pois saiba que o Dali Cocina, no Derby, em parceria com a Cantu, acaba de lançar um festival pra lá de saboroso, para onívoro nenhum botar defeito! É o festival Veggie’s Life, que segue até o dia 16 de outubro. Mas se você, leitor, prestigiar e curtir, e o festival der certo, a ideia é fazer um cardápio fixo também. Esta é uma oportunidade divina pra você abrir sua cabeça, experimentar novos sabores e fazer da “segunda sem carne” outros dias também. E sabe o melhor disso tudo? O menu tem opção para ser harmonizado com vinhos pernambucanos elaborados no Vale do São Francisco, da marca Boticelli. Só digo uma coisa: amei tudo! Ambos os cardápios estarão sendo oferecidos a R$69,00. (harmonizado com vinho) e R$42,90 (sem harmonização). E se você ainda não conhece o Dalí, aproveita pra conhecer, pois não sabe o que perdeu até hoje!

Para quem ainda não conhece, o Grupo Cantu foi eleito pela Revista Exame como uma das 10 maiores redes atacadistas do Brasil, por realizar a entrega de produtos de qualidade e com garantia de origem para todos os brasileiros. Com hortifrútis de primeira qualidade, e fica dentro da Ceasa.

O menu do festival Veggie’s Life conta com duas opções de cardápio, sendo uma ovolactovegetariana e uma vegetariana estrita, com entrada, duas sugestões de prato principal e sobremesa, assinado pelo chef Robinho (Robson Lustosa), que tudo que toca vira ouro! Ele faz uma alquimia de sabores que faz com que você não sinta falta de carne.

roulade_berinjela_creditodivulgacao
Roulade de Berinjela ao Vélouté de Abóbora Kabocha com Panaché de Legumes

O evento tem o intuito de mostrar alternativas culinárias que fogem das opções normais oferecidas, sempre à base de saladas, para apresentar criações que remetem à cozinha contemporânea combinados com técnicas culinárias clássicas. Os ingredientes selecionados para as composições são ingredientes premium da Cantu, que criou o evento como objetivo de divulgar a variedade de opções que a empresa tem para atender às necessidades do público vegetariano, com qualidade e garantia de origem.

Para Robinho Lustosa “a intenção de harmonização enogastronômica vem ampliar ainda mais essa experiência gustativa e mostrar que os prazeres à boa mesa podem ser possibilitados através de diferentes vertentes, sejam elas onívoras ou vegetarianas”. Já para os vegetarianos estritos, onde a opção alimentar faz parte de um contexto mais amplo de estilo de vida, a proposta de cardápio não inclui nenhum ingrediente de origem animal.

No menu vegetariano estrito, a refeição começa com uma entrada de Carpaccio de Melancia e Figo da Índia, com Mesclun de Endívia e Agrião e Gastrique Picante de Goiaba, que eu adorei! Na sequencia, duas opções de prato principal foram disponibilizadas: Millas de Milho Verde com Ragout de Feijão Branco, Cogumelo e Radicchio Grelhado ou Barbacoa de Grão de Bico ao molho de Tofu e Ervas com Couscous de Quinoa e Legumes. Para finalizar, a sobremesa é um Flambée de Banana Pacovan com Sorbet de Abacate e Caramelo Salgado.

macarrons_shitake_frescos_creditodivulgacao
Macarrons de Shitake e Batata Trufada ao Molho Gruyere e Mostarda com Mousseline de Ervilhas

Já no cardápio ovolactovegetariano, a refeição começa com Quenelles de Queijo de Cabra ao Creme de Cenoura e Aspargos, cuja sugestão de harmonização é com um vinho Botticelli Chenin Blanc. Como principais, Macarrons de Shitake e Batata Trufada ao Molho Gruyere e Mostarda com Mousseline de Ervilhas ou Roulade de Berinjela ao Vélouté de Abóbora Kabocha com Panaché de Legumes (delícia, delícia, delícia). Ambos para harmonizar com um vinho tinto Boticelli Coleção Tempranillo.

bavaroise_manga_creditodivulgacao
Bavaroise de Manga e Chocolate Branco com Coulis de Mirtilo e Cassis,

Na sobremesa, uma Bavaroise de Manga e Chocolate Branco com Coulis de Mirtilo e Cassis, que combina muito bem com o Espumante Botticelli Asti.

Quer conhecer e saber um pouco mais sobre os vinhos? São eles:

Botticelli Chenin Blanc: Uva originária do Vale do Loire, na França, resulta num vinho de coloração citrino, aroma aberto e limpo, com notas de frutado, maracujá, goiaba e marmelo. Em boca, tem sabor refrescante de persistência longa e acidez firme, aumentando a sensação de frescor.

Botticelli Coleção Tempranillo: Esta uva é considerada a “rainha da Espanha” e teve ótima adaptação ao Vale do São Francisco, produzindo um vinho de cor granada com aroma frutado e notas de frutas tropicais e chocolate. Os taninos leves e acidez equilibrada resultam numa perfeita harmonização com pratos vegetarianos.

Botticelli Asti: Elaborado com a uva Moscato Canelli pelo método italiano Asti. Resulta em um Espumante muito aromático, refrescante e alegre, excelente para acompanhar sobremesas, doces e frutas.

Serviço: Veggie’s Life
De 22 de setembro a 16 de outubro
Local: Dali Cocina – R. Felíciano Gomes, 172 – Praça do Derby
Telefone: (81) 32314759
Horário de funcionamento: Almoço: de segunda a sábado a partir das 11h e domingo a partir das 12h. Jantar de segunda à sábado, a partir de 18h30

Leave your comment