Festival de vinhos do Uruguai acontece em Olinda

Acontece hoje  (12/12), a partir das 19h, o Festival de Vinhos – Edição Uruguai, que reunirá 12 bodegas uruguaias em uma noite de degustação de vinhos, azeites e queijos em Olinda, no Convento de São Francisco. É um evento único e exclusivo para apenas 250 pessoas. 
O evento marca uma missão empresarial realizada pelo Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) no ano de comemoração dos 15 anos da entidade. A entidade realiza a ação em parceria com o Governo de Pernambuco (Empetur), a Secretaria de Turismo de Olinda, o Consulado do Uruguai em Pernambuco e a GOL Linhas Aéreas. “O projeto foi desenvolvido para manter a viabilidade da nova conexão direta entre os destinos Recife e Montevidéu”, afirma o presidente do Recife CVB, Bruno Herbert.

Desde junho deste ano, a GOL Linhas Aéreas opera a rota com voos diretos aos sábados. “A ideia é aproximar o público pernambucano da cultura uruguaia e com isso contribuir para um fluxo maior no trecho Recife – Montevidéu, uma vez que o voo precisa ter demanda tanto na ida quanto na volta”, comenta Herbert.

O vinho foi eleito como tema chave da missão empresarial, uma vez que a produção vinícola do país é reconhecida internacionalmente. O Uruguai está entre o terceiro e quarto maior produtor de vinhos finos do continente e entre os dez maiores consumidores per capita do mundo. São aproximadamente 300 vinícolas no Uruguai.

MERCADO – O Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países que mais consomem vinhos uruguaios, representando 47% das exportações de rótulos e um mercado de US$ 4 milhões. Só em 2015, foram mais de 1,3 milhão de litros, em especial da uva Tannat. A variedade, originária do sudoeste da França, é cultivada desde 1870 no Uruguai. A produção é familiar e as colheitas 100% manuais. No ano passado, os turistas brasileiros corresponderam a 14,5% dos três milhões de visitantes.

O projeto Festival de Vinhos tem patrocínio da GlobalSun Energia e Bitz Studio Gráfico. Entre os apoiadores já confirmados, a Inavi, o Ministério do Turismo do Uruguai, a Embaixada do Uruguai, a Aspa, Arcádia, Hotel Costeiro, Pousada São Francisco, Pousada do Amparo e as agências de receptivo Luck, Martur e Pontestur.

Quem não for associado ao Recife Convention Bureau pode adquirir um ingresso ao preço de cem reais com entradas limitadas. Informações: 3328.8300.

Leave your comment