Dicas Malagueta – Como aproveitar os alimentos da safra

 

A inflação, este vilão que assusta o orçamento de todas as famílias brasileiras, voltou a crescer no mês de outubro. E, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), frutas, verduras e legumes puxaram o índice. É a chamada “inflação verde”. De acordo com a pesquisa, batata, maracujá e limão foram os itens que mais tiveram aumento de preço: até 55% na comparação com a pesquisa do mês anterior.

Mas você sabia que dar preferência aos alimentos da safra é a melhor forma de garantir para a família uma refeição saudável, cheia de nutrientes e a preço justo?

Para ajudar a gerir o orçamento doméstico, a Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá dica de quais alimentos estarão em plena safra nos próximos três meses e alerta para aqueles que você deve conferir o preço antes de colocar no carrinho. Aproveite os alimentos da safra, mais frescos e saudáveis, para preparar uma refeição completa com receitas exclusivas da marca, utilizando legumes, verduras e frutas da época: Lasanha ao Molho de Aspargos com Mortadela e Salada de Fruta Quente e Fria.

 

NOVEMBRO/DEZEMBRO E JANEIRO

LEGUMES E VERDURAS

Aproveite a safra de: berinjela japonesa, cenoura, cogumelo, maxixe, pepino japonês, tomate caqui, aspargos, brócolis,  couve-bruxelas, erva doce, mostarda, nabo, palmito, rabanete, rúcula.

Fique de olho nos preços de entressafra: abóbora, batata doce rosada, cará, ervilha comum, gengibre, jiló, mandioquinha, quiabo.

 

FRUTAS

Aproveite a safra de: abacate, abacaxi pérola, acerola, ameixa nacional, coco verde, laranja pera, maçã nacional (Fuji), manga, melão amarelo, nectarina nacional.

Fique de olho nos preços de entressafra: banana maçã, banana nanica, caqui, jabuticaba, kiwi nacional, mamão formosa, mexerica, morango, pêra.

 

Como fazer Lasanha ao Molho de Aspargos com Mortadela

Ingredientes 

Molho de Tomate:

5 colheres (sopa) de azeite

1 cebola, picada

3 dentes de alho, picados

12 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados

750ml de polpa de tomate

sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

 

Molho de Aspargos:

3 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho, picados

300g de aspargo, picados

5 colheres (sopa) de margarina Puro Sabor

5 colheres (sopa) de farinha de trigo Finna Tipo I (sem fermento)

2 litros de leite

1 xícara (chá) de queijo cremoso

sal, pimenta-do-reino, noz moscada e salsinha picada a gosto

 

Para a montagem:

1 embalagem de Lasanha Estrela (500g)

200g de mortadela, em fatias finas

400g de mussarela, em fatias

queijo parmesão, ralado

 

Modo de Preparo:

– Comece preparando o molho de tomate.  Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates sem pele e sem sementes, polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano, pimenta-do-reino e reserve.

– Prepare o molho de aspargos. Numa frigideira pequena, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente os aspargos, acerte o sal e deixe refogar por mais 3 minutos. Polvilhe a salsinha, mexa delicadamente e reserve.

– Numa panela média, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o queijo cremoso e mexa até derreter. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada, retire do fogo e reserve.

– Bata no liquidificador o refogado de aspargos com o molho branco e reserve.

– Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho de aspargo em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mortadela e as fatias de mussarela em 2.

– Alterne as camadas de molhos, massa, fatias de mortadela e fatias de mussarela da seguinte forma: molho de aspargos, fatias de mortadela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de aspargos, fatias de mortadela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de aspargos, molho de tomate e finalmente queijo parmesão.

– Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos.

– Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

 

Dica do Chefe: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

 

Rendimento: 15 porções

Tempo de Preparo: 1 hora e 50 minutos

Calorias por Porção: 505 kcal

Como fazer Salada de Fruta Quente e Fria

Ingredientes:

1/2 embalagem de Biscoito Maizena Estrela

3 xícaras (chá) de frutas picadas da estação (abacaxi, maçã, uva, pêssego, manga, banana)

Raspas e suco de 2 laranjas

4 colheres (sopa) de Cointreau

2 colheres (sopa) de açúcar cristal

1 litro de sorvete de creme

4 claras

8 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

 

Modo de preparo:

– Comece regando as frutas com o suco de laranja e o Cointreau. Polvilhe o açúcar, acrescente as raspas de laranja e deixe na geladeira por cerca de 1 hora. Forre o fundo de um refratário retangular grande (33 x 23cm) com o Biscoito Maizena Estrela.

– Espalhe por cima as frutas picadas e regue tudo com o suco que formou-se no fundo. Espalhe o sorvete em colheradas e mantenha a travessa no freezer até o momento de finalizá-la.

– Na hora de servir, preaqueça o forno em temperatura alta (250ºC). Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue a bater até formar um merengue firme.

– Espalhe-o por igual sobre o sorvete e com as costas de uma colher faça picos. Polvilhe ligeiramente a superfície com açúcar de confeiteiro. Leve ao forno quente por cerca de 5 minutos para dourar e sirva a seguir.

Toque do chef: O sucesso desta sobremesa é dourar o merengue rapidamente sem que o sorvete derreta. Para isso, verifique se o forno está bem aquecido. Se o seu forno tiver chama superior (grill), utilize-a exclusivamente sem acender a inferior.

 

Leave your comment