Especialista ensina como harmonizar Cerveja e Churrasco

 
Churrasco e cerveja. Combinação perfeita e apreciada para os finais de semana com a família ou amigos. No entanto, para os cervejeiros e harmonizadores da bebida, nem só de pilsen se faz um bom churrasco.
“A pilsen é quase que unanimidade por ser de fácil harmonização, todavia, é possível combinar os tipos e cortes de carnes com outras cervejas artesanais menos tradicionais”, afirma o sócio da Debron Bier, Eduardo Farias. Para Farias, as cervejas tipo Ale, Lager, VienNa, Witibier, Weizen e Stout também são ótimas opções. Abaixo ele elenca como harmonizar a bebida com cortes e carnes do churrasco.
 
Cortes com um teor de gordura elevado
 
As cervejas tipo Ale, por apresentarem aroma mais intenso, são excelentes para esse tipo de carne mais gordurosa, como o cupim.
 
Picanha
 
Para esse tipo, a Lager é ideal. Por apresentar fermentação baixa e teor alcoolico mais brando, ela harmoniza bem com o sabor marcante da carne.
 
Carnes especiais
 
Os cortes especiais e as carnes que são feitas “no bafo”, harmonizam bem com cervejas escuras, estilo Stout, à base de malte defumado, tostado. Elas são ideais com essas carnes que ficam muito tempo na brasa agregando o sabor vindo da fumaça do carvão.
 
Frango
 
Por ser uma carne mais leve, a harmonização pode ser feita com cervejas mais leves e frutadas, como a Witibier. Outra opção para a carne de frango é a Vienna. Por apresentar um sabor mais suave e baixo teor de gordura, esse estilo harmoniza bem, por possuir aroma suave e leves notas florais, apresentando um equilíbrio entre o amargo, doce e refrescante.
 
Queijo coalho
 
Quem não abre mão do queijo no churrasco deve ter sempre uma Weizen para acompanhar. As cervejas de trigo são leves e refrescantes, combinando bem com o sabor suave e leve acidez do queijo.

Leave your comment