3ª Edição do Recife Coffee traz circuito de cafés ampliado e repleto de novidades

A contagem regressiva já começou para o evento mais aromático e saboroso do ano. O Recife Coffee 2018 será realizado de 2 de maio a 3 de junho em 35 cafeterias autorais que trabalham com grãos especiais do Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Jaboatão dos Guararapes.

A abertura oficial do terceiro circuito do Recife Coffee será no dia 29 de abril, mais uma vez com o já tão esperado Café na Rua, na avenida Rio Branco, Recife Antigo, das 9h às 16h, onde são distribuídos o catálogo do evento e cafés espressos, filtrados e com leite, gratuitos. A expectativa é superar a média de público alcançada no ano passado na abertura, quando foram servidos aproximadamente 2100 cafés gratuitamente para um público de cerca de mais de 800 pessoas na edição de 2017.

Durante o evento, todas as casas terão em seu cardápio a Sugestão do Barista, composta por cafés preparados com grãos especiais, um produto salgado e uma sobremesa, desenvolvidos especialmente para o evento, e harmonizados com o café sugerido. Esta opção terá o preço promocional fixo de R$ 24,90 em todas as cafeterias participantes, sendo uma ótima opção para aqueles que ainda não descobriram todas as nuances do legítimo café especial e os prazeres típicos das cafeterias autorais. No ano passado, 25 cafeterias participaram do Recife Coffee e cerca de 20 mil sugestões dos baristas foram vendidas no período de realização.

Com índices de crescimento acima da média mundial, o Brasil ocupa o 2º lugar no pódio dos maiores consumidores de café do mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a média de consumo nacional foi impulsionada com um aumento acima dos 3% nos últimos anos, enquanto nos outros países ela permanece entre 1,5% e 2%. Somente no país, são servidos mais de 81 litros por habitante ao ano, fazendo dessa bebida a 2ª mais consumida no território nacional.

A última pesquisa da Euromonitor International, encomendada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), mostra que até 2020, o varejo de cafés especiais movimentará cerca de R$ 6,4 milhões, impulsionado pelas cafeterias que atualmente são responsáveis por até 45% do volume de vendas. Tal crescimento é explicado pelo investimento em qualidade e variedade, uma premissa que é aplicada do plantio à mesa, passando por profissionais qualificados e um público exigente, que redescobriu a gastronomia como uma ponte entre a memória afetiva do paladar e a vontade de experimentar o novo.

“Quem não costuma frequentar esse universo, acaba se surpreendendo com a quantidade de referências e lembranças que os estabelecimentos trazem à tona”, explica Roberta Araújo, uma das coordenadoras do Recife Coffee. “Muitas das nossas memórias giram em torno da mesa e da família, que antigamente tinha à sua disposição um tempo menos acelerado e ingredientes mais saudáveis. Todo mundo tem uma receita inesquecível da mãe, da avó ou do pai. Os cafés autorais prezam por esta delicadeza tão escassa hoje em dia, sendo verdadeiros oásis para quem quer desacelerar um pouco e curtir os amigos, celebrar conquistas, reunir a família ou simplesmente se dar um momento todo seu, de completa imersão nos aromas, cores, texturas e quem sabe, uma boa leitura.”

 Por isso, os participantes do Recife Coffee têm no fortalecimento a palavra-chave para justificar a iniciativa. “Incentivar as pessoas a redescobrir o café é bom para toda uma cadeia que gira em torno dos grãos. Os pequenos negócios saem fortalecidos, assim como os produtores, os profissionais e as instituições de ensino do segmento, e até o turismo, que ganha mais um viés gastronômico a ser explorado no estado. As cafeterias de rua contribuem bastante para trazer vida e movimento aos pontos estratégicos das cidades, permitindo que aquele espaço seja ocupado de forma proveitosa e diversa”, pontua Roberta.

Para participar do Recife Coffee, os estabelecimentos precisam seguir critérios bem delimitados de qualidade, a fim de garantir aos clientes uma experiência prazerosa e única no que se refere ao cafezinho. “É necessário que a casa participante tenha um barista no preparo permanente dos cafés; o cardápio deve oferecer apenas cafés do tipo especial; é primordial o atendimento personalizado, com o acompanhamento dos proprietários”, acrescenta Roberta.

O evento é realizado pelo Recife Coffee em parceria com o Sebrae-PE, além de patrocínio do Koar e o apoio da Prefeitura do Recife, Épura Gráfica e Atilla Torradores.

 

Confira a lista completa dos participantes do RC 2018:

A Vida é Bela (Várzea)

Apolo Beer Cafe (Recife Antigo)

Bike Fit (Olinda)

Bogart Café (Boa Vista)

Café com dengo (Rosarinho)

Café Mais Prosa (Espinheiro)

Café da Moeda (Porto de Galinhas)

Café da Praça (Casa Forte)

Café do Bonde (Encruzilhada)

Café do Brejo (Santo Amaro)

Café Lumière (Boa Vista)

Clandestino Café (Graças)

Cordel Cafés Especiais (Parnamirim)

Dom Afonso (Boa Vista)

Ernesto Café (Espinheiro)

Fervo Coffee Shop (Setúbal)

Fridda Café (Jaboatão dos Guararapes)

Grão Cheff (Espinheiro)

Johnnie Brownie (Rosarinho)

Kaffe Torrefação & Treinamento (Boa Viagem)

Lalá Café & Cozinha Afetiva (Graças)

Leiva Café (Espinheiro)

Livraria Jaqueira (Jaqueira)

Lumiá Café Gastrobar (Madalena)

Malakoff Café Jaqueira (Jaqueira)

Malakoff Café Paço do Frevo (Recife Antigo)

Malakoff Café Prado (Prado)

Moinho do Porto (Porto de Galinhas)

Mon Cher Café Bistrot (Rosarinho)

Na Venda Chocolates e Café (Graças)

O Pátio Café (Entroncamento)

Olinda Café (Olinda)

Orgânico 22 (Graças)

Tokyo’s Café (Graças)

Zoco Cafés & Delícias (Olinda)

Leave your comment