Receitas Malagueta: Quer aprender o jeito certo de derreter chocolate?

 
Veja as dicas e depois mão na massa para fazer duas deliciosas sobremesas: Alfajor de Biscoito Maria e Pavê de Ganache com Frutas Vermelhas.

Popularizado na Europa durante o século XVII, o chocolate virou um dos principais ingredientes em bebidas e receitas da nobreza na época. Mas, para chegar ao resultado atual com seu gostinho inesquecível, o chocolate passou por muitas variações até se tornar o produto que consumimos hoje.
 
Do leite ao meio amargo, em barra ou em pedaços, em pó ou líquido, o chocolate pode ser encontrado em inúmeras formas e utilizado de diversas maneiras para preparar pratos incríveis típicos do mundo todo.
 
Assim como qualquer outro alimento, o chocolate também tem cuidados e jeitos específicos de preparo, como a maneira ideal de cortar ou derreter. É muito importante lembrar que o chocolate também pode queimar e estragar todo o trabalho feito na cozinha.
 
A Revista Malagueta e a marca Fortaleza selecionaram quatro dicas que você simplesmente não pode deixar de anotar. São informações muito fáceis de seguir, além de fazerem toda a diferença na hora de preparar as suas sobremesas. Confira:
 
1. Para cortar: coloque a barra de chocolate em uma tábua limpa e bem seca. Mantenha o chocolate em um ângulo de 50º e insira a faca no chocolate para cortá-lo em lascas grandes.
 
2. Para medir: use uma balança digital para pesar o chocolate. É o modo mais preciso.
 
3. Para derreter: é possível derreter o chocolate em banho-maria, sem deixar que a água ferva. No entanto, esse método nem sempre é simples, pois a umidade despendida pelo vapor de água pode atingir o chocolate e prejudicar a sua consistência. Coloque a barra em um recipiente apropriado e leve ao micro-ondas em potência média, mexendo a cada 20 segundos. No micro-ondas, o cozimento ocorre de maneira muito rápida e, ainda que o chocolate mantenha o seu formato, pode estar extremamente quente por dentro.
 
4. Para guardar: embrulhe o chocolate que sobrou em filme de PVC e guarde em um recipiente hermeticamente fechado. O chocolate tende a absorver odores; por isso, quanto menos contato com o ar, melhor. Se for conservado à temperatura de cerca de 18ºC, o chocolate amargo pode durar um ano, o chocolate ao leite cerca de seis meses, e o branco, três meses.
 
Agora é só colocar em prática o que aprendeu com duas receitas maravilhosas: Alfajor de Biscoito Maria e Pavê de Ganache com Frutas Vermelhas.
 
Veja o passo a passo abaixo:
Como fazer Alfajor de Biscoito Maria
 
Ingredientes:
 
1 pacote de Biscoito Maria Fortaleza
1 copo de leite achocolatado
200g de doce de leite
300g de chocolate em barra
 
Modo de Preparo:
 
– Com um pincel, umedeça levemente os biscoitos.
– Separe a metade para colocar o recheio e a outra metade para tampar.
– Com um saco de confeitar, adicione aprox. 20g de doce de leite por biscoito.
– Tampe com outro biscoito.
– Em um bowl, derreta o chocolate em banho-maria (ou micro-ondas).
– Mergulhe os biscoitos já recheados e deixe escorrer o excesso. Leve-os à geladeira para endurecer.
Como fazer Pavê de Ganache com Frutas Vermelhas
Ingredientes:
 
Base
Meia embalagem de Biscoito Maizena Fortaleza (400g)
1 pacote de Amanteigado Leite Fortaleza (400g)
Calda de baunilha
250 ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
Creme de Chocolate Branco
200g de chocolate branco
Meia lata de creme de leite, sem soro
Creme de Chocolate Escuro
200g de chocolate ao leite
½ lata de creme de leite, sem soro
 
Cobertura
Chantilly
Calda de Frutas Vermelhas
200g de geleia de frutas vermelhas
 
Modo de Preparo:
 
Passo 1 – Comece preparando os cremes de chocolate. Derreta o chocolate branco no micro-ondas, acrescente o creme de leite sem soro, mexa delicadamente e reserve. Derreta o chocolate ao leite no micro-ondas, acrescente o creme de leite sem soro e mexa delicadamente e reserve
 
Passo 2 – Prepare a calda de baunilha. Esquente o leite com a baunilha no micro-ondas por 40 segundos. Prepare a farofa de biscoitos colocando os biscoitos Amanteigados em um saquinho e triture-os com a ajuda de um liquidificar ou processador.
 
Passo 3 – Monte o pavê em um refratário médio da seguinte forma: creme de chocolate escuro, biscoito maizena umedecidos na calda de baunilha, creme de chocolate branco, farofa de biscoito Amanteigado, creme de chocolate escuro, biscoito maizena umedecidos na calda de chocolate, creme de chocolate branco e farofa de biscoito. Finalize com o chantilly e cubra com a geleia de frutas vermelhas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
 
*Fonte: Segredos de Chefs. MAROUKIAN, Francine, 2016. Publifolha, pág. 168 e 169.

Leave your comment