Casamento de hambúrguer e cerveja artesanal

A Ekäut é a cerveja oficial da quarta edição do Festival de Hambúrguer do Plaza Shopping, o que comprova que cervejas artesanais e hambúrgueres são uma combinação que dá certo sim.

A cervejaria levará para o festival sete de suas artesanais: Munich Helles, Witbier, APA 1817 (APA), American IPA (IPA), Extra Stout (Stout), Sour Cajá (Berliner Weisse com adição de Cajá) e a colaborativa SurikÄut (Berliner Weisse com adição de manga e graviola), desenvolvida recentemente pela Ekäut e pela cervejaria gaúcha Suricato.

Para guiar o público na experiência, o Beer Sommelier Raphael Vasconcelos sugeriu cardápio harmonizando as artesanais com hambúrgueres das cinco operações participantes do evento, que acontecerá em dois fins de semana (30 e 31 de março e 6 e 7 de abril).

Um cardápio harmonizando sabores

O Smash Especial do Brooklyn, feito com pão bola, 2 burgers 90g (cada) prensados, cheddar, alface, tomate, molho especial e bacon, vai bem acompanhado com a American IPA, devido ao alto amargor da cerveja, que equilibrará a untuosidade do burguer e molho, deixando os sabores salgados e levemente ácidos do queijo e defumado do bacon, mais aparentes.

Sem esquecer os vegetarianos, Vasconcelos harmonizou o Morgan da mesma operação, feito com pão bola, alface, disco de provolone empanado, cebola caramelizada, molho especial, crispy de couve, com a APA 1817. A cerveja entregará um pouco mais de dulçor contrastando com o amargor do provolone. O amargor irá amenizar a untuosidade do queijo.

No Burguers Bruno BBQ, que monta hambúrgueres 100% angus, de 210g, com três opções de pão, o sommelier aposta que a Extra Stout casa bem com o burguer com pão australiano, queijo prato, picles de pepino e molho especial. O argumento é que um pouco mais de amargor tostado para contrastar com o dulçor do pão australiano e amenizar a untuosidade do burger.

Já no Faaca, o Faaca Francês, blend de costela angus 200g (novidade), queijo cheddar, pão francês e maionese faaca, é sugerido com mais novo lançamento, a SurikÄut, para entregar um toque de acidez de frutada para o Burger, já que a bebida é fermentada com manga e graviola. E por fim, o blend bovino recheado com queijo prato, cebola caramelizada, bacon crocante e pão baguete, do Brasa no Quintal, tem como sugestão ser consumido com a American IPA.

Além das clássicas cervejas, a Ekäut vai levar chopes de três cervejarias ciganas, como são chamadas as marcas que realizam suas produções em outra cervejaria: a FriedaHaus com sua cerveja escura “Black Frieda”; a Quatro Cantos com a IPA “Misericórdia”; e a SYMOA com a “SYMOA Saison”.

Onde? Festival de Hambúrguer Plaza Shopping

Quando? 30 e 31 de março e 6 e 7 de abril

Leave your comment