Dia Internacional do Chá: bebida milenar traz diferentes benefícios a saúde e pode ser consumida em todos os momentos

O chá é uma das bebidas mais tradicionais do mundo. Algumas evidências indicam seu consumo há a mais de 5 mil anos e ainda hoje segue extremamente popular. Estima-se que sejam consumidas 3 bilhões de xícaras de chá por dia, em todo o planeta, colocando-o atrás apenas da água – líder mundial entre as bebidas. Ainda que no Brasil o consumo da bebida seja menos expressivo em comparação à Europa, por exemplo, os benefícios associados à bebida, as inovações de formatos de consumo e as opções de misturas e sabores vem impulsionando o crescimento do chá no país ao longo dos anos. Diante da popularidade dos chás no globo terrestre, a FAO (Food and Agriculture Organization) reconheceu, em 2019, o dia 21 de maio como o Dia Internacional do Chá. A data comemorativa está próxima ao inverno do Hemisfério Sul, que reforça o convite para o consumo desta bebida que traz inúmeros benefícios e uma riqueza de sabores e variações em sua versão bem quente.

“Há uma associação ainda maior do consumidor com o produto em épocas frias, quando bebidas quentes são adotadas com mais elevada frequência. Hoje, com os avanços das inovações de chás no Brasil, já temos também versões para infusão a frio ou mesmo solúvel para dissolução de diferentes formas e até misturado com outras bebidas, entre elas, o leite, por exemplo”, diz Marcelo Correa, Head Commercial and Business Development da Leão Alimentos e Bebidas.

Independentemente da razão do consumo, que pode ser para aquecer, refrescar, relaxar, recarregar ou socializar, por exemplo, o Dia Internacional do Chá é também uma oportunidade de celebrar a herança cultural e sua importância econômica. Só para se ter uma ideia, a produção dessa bebida milenar mobiliza aproximadamente R﹩95 bilhões por ano, em todo o planeta. “De acordo com dados Nielsen, em 2019, a categoria de chá movimentou R﹩1,3 bilhão”, conta Marcelo. Vale ressaltar ainda que o Paraná se destaca como polo de produção de chá no Brasil. Em 2017, o Estado produziu cerca de 540 mil toneladas, 55,6% da produção brasileira de erva mate. Veja abaixo mais curiosidades da bebida.

Você sabia?

• A temporada de maior produção de chá começa em maio nos principais países produtores de chás.

• Existem mais de 3 mil variedades de chás no mundo inteiro.

• China, Coréia e Japão têm quatro locais de cultivo de chá designados como Sistemas de Patrimônio Agrícola de Importância Global pela FAO.

• Os pequenos proprietários são responsáveis por 60% da produção mundial de chá.

• O “Chá das Cinco”, famoso na Inglaterra, surgiu em 1840. Nessa época, era comum as classes altas terem apenas duas refeições por dia: almoço e jantar, perto das oito da noite. Dessa forma, para combater a fome no meio da tarde, foi criado o costume de se realizar uma pequena refeição com bolos e chás.

• O chá foi utilizado como moeda de troca há muito tempo em países como China e Sibéria.

• O desembarque do chá na Europa se deu, a princípio, por intermédio da Ásia Central e da Rússia. Mas foram os portugueses que realmente disseminaram o uso do chá por toda a Europa, a partir do fim do século XV.

• O chá chegou ao Brasil com Dom João IV, que mandou trazer para o país sementes para plantar no Jardim Botânico.

• Chás são importantes para hidratação, ricos em funcionalidades, como antioxidantes, termogênicos, calmantes, digestivos, imunidade, entre outras.

Leave your comment