Conheça 5 tipos de sushis ‘americanizados’

Sempre que uma novidade vira febre nos restaurantes do Brasil, é comum haver as tradicionais adaptações, abrindo espaço para frutas típicas e ingredientes americanos. O sushi, comida tipicamente japonesa, viu sua simplicidade desaparecer ao conhecer a fritura, o cream cheese e outros itens que são irresistíveis em terras brasileiras.

O sushiman Norberto Barbosa, que assina as receitas do restaurante Tokai Express, explica o processo de adaptação gastronômica. “Boa parte dos brasileiros não está totalmente acostumada ao peixe cru, então o cream cheese vem para elevar um pouco o sabor. Temos ainda os sushis empanados e maçaricados, que também geram uma quebra no gosto do peixe”, comenta Norberto.

Diante disso, Norberto elencou cinco exemplos de sushis “americanizados”. Confira:

Califórnia
Popular em regiões de clima tropical, o califórnia roll foi criado pelos americanos com o objetivo de dar mais sabor ao produto. Este da imagem representa bem: a peça é feita com abacate, molho de limão, gota de pimenta schiracha e cebolinha, recheado com pepino, manga, kani e cream cheese.

Flórida
Assim como o califórnia roll, o flórida é um tipo de sushi que vem acompanhado por ingredientes que quebram o gosto do peixe. Na foto, você pode ver uma peça recheada com pepino, manga, salmão e cream cheese, envolto por Kani sob o molho flórida.

Acelga Maki
O acelga maki desta foto tem uma característica bem americana. O sushi é recheado de arroz e cream cheese, com cobertura de patê de salmão grelhado, gotas de tarê e Doritos. Envolto por acelga.

Niguiri
Feito simplesmente com peixe cru sobre o arroz, o niguiri não poderia ficar de fora dessa lista. Este da imagem ganhou novos ingredientes para oferecer um sabor mais adaptado ao nosso paladar: salmão levemente selado com gergelim e óleo de gergelim, servido com redução de laranja e batata doce.

Uramaki
O uramaki é um tipo de sushi que pode ter diversas variações. Este da foto reúne ingredientes simples, que caem bem no paladar brasileiro: feito com salmão e recheado com arroz, gergelim, kani e cream cheese.

Leave your comment