Nutricionista dá dicas para um São João saboroso e saudável

Em tempo de São João, as tentações para abandonar os hábitos de alimentação saudáveis são muitas. Tem pamonha, canjica, bolo, tudo, muitas vezes, com grande quantidade de açúcar. No entanto, de acordo com a nutricionista da Clínica Cardios, Fabiana Freire, é possível manter uma dieta equilibrada durante os festejos juninos sem precisar abrir mão das comidas típicas da época.

As opções mais calóricas são as que possuem maior quantidade de açúcar e gordura como o amendoim, a paçoca e o doce de abóbora. As alternativas menos calóricas são a pipoca e o milho, desde que consumidos com moderação. Segundo Fabiana Freire, é necessário fazer algumas mudanças na hora do preparo do alimento para que ele ganhe uma versão mais light.

“A pipoca preparada em casa é um alimento benéfico porque tem fibras e um pouco de vitamina A. Contudo, é preciso evitar os temperos industrializados e as gorduras (margarina) para não torná-la prejudicial. É importante lembrar que a pipoca de microondas tem uma quantidade significativa de gordura”, comenta ela.

Fabiana Freire chama a atenção também para o fato de que a abóbora é um vegetal muito rico em nutrientes, e estudos indicam que o consumo dessa fruta está associado à redução de alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares. “A abóbora confere proteção à visão, devido à quantidade de vitamina A. O que ocorre com o típico doce de abóbora é o mesmo que acontece com a famosa paçoca: acrescenta-se açúcar, o que potencializa o depósito de gordura nas células. Então uma boa saída é substituir o açúcar por adoçante nas receitas”, explica.

Sobre o rei da festa, o milho, Fabiana conta que se trata de um cereal rico em carboidratos e outros nutrientes, como vitamina B1 e B2, vitamina E e fibras. Ele também apresenta dois importantes antioxidantes que contribuem para a saúde da visão: zeaxantina e luteína. “O alimento in natura é saudável, porém devemos evitar acrescentar sal e margarina ou manteiga”, esclarece a nutricionista. A respeito do bolo de milho, Fabiana libera o consumo mas, sem exageros, por causa, mais uma vez, do açúcar e da gordura: “o melhor é preparar o bolo com o alimento ao natural, evitar o milho enlatado”.

Por fim, a nutricionista sugere que os forrozeiros de plantão evitem cachorro-quente, pipoca doce e maçã do amor nos arraias do fim de semana. O primeiro por causa da salsicha: “a salsicha, é uma fonte de gordura saturada, que estimula o aumento de colesterol LDL e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, possui alta concentração de sódio, corantes e conservantes”. Os demais por causa do açúcar extra.

Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) há 20 anos, Fabiana Freire é docente do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Faculdade dos Guararapes e do curso de enfermagem em dermatologia da Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologias. Também é aluna do mestrado em ciências da educação com ênfase em saúde da FICS, fez pós-graduação em fitoterapia aplicada à estética e prática esportiva e é especialista em nutrição aplicada à estética pela IAPP. Além disso, atende na Clínica Cardios no Rio Mar Trade Center 3. As marcações são realizadas através dos telefones: (81) 3072.9669/9205.0067

 

Leave your comment