Receita Malagueta – Chef Biba Fernandes ensina a fazer o molho de huancaina

Um dos pratos mais famosos do Peru é a Papa a La Hauncaina. A história sobre o nome conta que o autor deste prato tinha costume de comprar os ingredientes na cidade de Huancayo, no vale do rio Mantaro, e em homenagem à região chamou-se “Papa a la Huancaina”.

O Vale do Mantaro é famosa pela produção de queijo e de batatas. Outra história diz que, na primeira estação do trem Lima a Huancayo, este prato foi servido, começando a usar o nome. Já Jorge Stambury, no livro “A Grande Cocina Peruana”, indica que a origem surge durante a construção do trem Central do Peru, o que exigiu um grande número de trabalhadores. Eles comiam a comida das mulheres Huancas com batatas cozidas com um molho de queijo misturado ao ají e leite, decorado com ovo cozido.

O chef Biba Fernandes, especializado em comida andina e nome à frente do Chiwake e Chicama no Recife, adaptou a receita para o prato batizado de Machu Picchu, que traz na composição espaguete ao molho de huancaina com lagosta e camarões. “É um molho saboroso por ser levemente picante, o que traz todo um toque especial, além de acompanhar bem quase todo tipo de frutos do mar e tem preparo fácil”, diz Biba. Para quem quiser experimentar em casa, o chef compartilhou a receita. Confira:

Ingredientes:

500g queijo coalho

500 ml de leite

150 ml de azeite

1 dente de alho

50g de ají amarillo

50 de gengibre (toque do chef)

Modo de preparo:

Colocar tudo em um processador e misturar até virar um creme homogêneo. Sirva com o fruto do mar de sua preferência.

 

Leave your comment